A RSA, divisão de Segurança da EMC Corporation, apresentou nesta segunda-feira, 28, dois acréscimos significativos para a sua suíte de produtos da RSA Archer, projetada para auxiliar os clientes a sempre se adequarem às mudanças e continuidades de negócios abrangentes, à recuperação de desastres e às demandas de gestão de crises.
Desenvolvida para se alinhar com as normas do BS25999, NIMS e ISO 22301, oferece uma abordagem baseada em padrões para o planejamento de continuidade de negócios. Ele oferce maior integração com outros processos de GRC, tais como a gestão de riscos corporativos, gestão de incidentes e gerenciamento de terceiros, ajuda a permitir que as empresas alinhem os esforços de recuperação com os objetivos organizacionais e as prioridades para aumentar a sua visibilidade, responsabilidade e relatórios.
Além disso, a RSA fornece modelos projetados para realizar análises de impacto de negócios e análises de risco, em qualquer nível da hierarquia de negócios ou infraestrutura corporativa, e se unir a outras avaliações de risco.
As principais características do RSA Archer Business Continuity Management and Operations incluem:
• Registro de Risco – Auxilia os usuários a identificar, avaliar e mitigar os riscos que podem afetar a sua organização, locais, processos ou parceiros.
• Análise de Impacto no Negócio (BIA) – Oferece aos usuários a capacidade de avaliar a criticidade de seus processos e determinar os objetivos de recuperação (RTO e RPO) que são coordenados através do apoio à infraestrutura.
• Continuidade de Negócios Gerenciados Centralmente e Planos de Recuperação de Desastres – Permite que os usuários desenvolvam planos de recuperação detalhados para processos de negócios ou ativos de TI, utilizando o fluxo de trabalho automatizado para teste, ativação e aprovação de plano.
• Gerenciamento e Resposta de Crises Aperfeiçoada – Auxilia a permitir que os usuários relatem e gerenciem eventos de crise, enviem notificações de emergência para comunicar informações de crise para o pessoal apropriado, e ativem a continuidade dos negócios ou os planos de recuperação de desastres para recuperar as operações de negócios interrompidos, as instalações ou a infraestrutura de TI.
• Integração mais Estreita com Outros Componentes do RSA Archer GRC – Permite que os usuários relacionem componentes de Business Continuity Management, como riscos, BIAs, planos de recuperação ou unidades organizacionais de crise (por exemplo, as divisões, as unidades de negócios) e infraestrutura (por exemplo, processos, instalações, aplicações de TI ou registros vitais) para visibilidade, prestação de contas e relatórios.
Além disso, a RSA também anunciou a disponibilidade do aplicativo para celular, RSA Archer BCM. Como um componente essencial de uma estratégia de GRC móvel, o aplicativo é projetado para aumentar os planos de cópias impressas e permitir uma resposta rápida em situações de crise, ao oferecer visibilidade na continuidade de negócios ou nos planos de recuperação de desastres e estratégias associadas, nas tarefas, nas árvores de chamada e nas exigências da maioria dos locais.
No caso de um centro de dados não estiver disponível, o aplicativo é projetado para oferecer alta disponibilidade, permitindo o acesso do usuário final offline aos recursos a partir do momento em que o aplicativo foi sincronizado pela última vez. Capacidades adicionais, incluindo um conjunto de ferramentas para criar e projetar aplicações personalizadas, incluindo questionários. Avaliações também possuirão suporte em uma versão futura.
"Como uma importante fornecedora de telecomunicações sem fio, possuir uma aplicação móvel é uma vantagem em nossa lista de recursos para a nossa Continuidade de Negócios e solução de Planejamento de Recuperação de Desastre. O aplicativo para celular, RSA Archer BCM, nos oferece mais uma opção para acessar, rapidamente, os dados de plano e de contato, enquanto estamos longe de nossos computadores", diz Darren Nichols, MBCP do escritório de Continuidade de Negócios da operadora de Telecom norte-americana Sprint.