O mercado mundial de smartphones encerrou 2013 com 1,004 bilhão de dispositivos vendidos, número alcançado pela primeira vez em um único ano, de acordo com dados da IDC. O número representa 55,1% das remessas de telefones celulares no período e um crescimento de 38,4% em relação aos 725,3 milhões de unidades comercializadas no ano anterior. Somente no quarto trimestre de 2013, foram vendidos 284,4 milhões de smartphones, aumento de 24,2% em relação aos 229 milhões de aparelhos vendidos em igual trimestre de 2012.
Já o mercado de telefonia móvel como um todo fechou o ano com 1,82 bilhões de unidades vendidas, alta de 4,8% na comparação com o volume de 1,73 bilhão de aparelhos comercializados em 2012. Com relação ao quarto trimestre do ano passado, foram vendidos 488,4 milhões de aparelhos, ligeiro aumento de 0,9% comparado aos 484 milhões de unidades vendidas no mesmo trimestre de 2012.
"Entre as principais tendências de condução do crescimento na venda de smartphones estão dispositivos com tela grande e aparelhos de baixo custo", disse Ryan Reith, diretor de pesquisa da IDC. "Em mercados como China e Índia, smartphones de menos de US$ 150 são os mais vendidos, trazendo uma experiência de computação sólida para as mãos de muitos", acrescentou.
A Samsung se consolidou na liderança mundial em volume de smartphones vendidos em 2013, com 31,3% de participação de mercado e a remessa de 313,9 milhões de aparelhos no período, número 42,9% maior que o apurado em 2012. Em segundo lugar no ranking aparece a Apple, com 153,4 milhões de aparelhos vendidos e 15,3% de market share, seguida pela Huawei, com 48,8 milhões de unidades comercializadas e 4,9% de quota de mercado.
Top 5: Fabricantes de smartphones – Embarques globais e market share em 2013 (em milhões de unidades)
Fabricante |
Embarques 2013 |
Share 2013 (%) |
Embarques 2012 |
Share 2012 (%) |
2012-2013 Crescimento (%) |
Samsung |
313.9 |
31.3% |
219.7 |
30.3% |
42.9% |
Apple |
153.4 |
15.3% |
135.9 |
18.7% |
12.9% |
Huawei |
48.8 |
4.9% |
29.1 |
4.0% |
67.5% |
LG |
47.7 |
4.8% |
26.3 |
3.6% |
81.1% |
Lenovo |
45.5 |
4.5% |
23.7 |
3.3% |
91.7% |
Outros |
394.9 |
39.3% |
290.5 |
40.1% |
35.9% |
Total |
1,004.2 |
100.0% |
725.3 |
100.0% |
38.4% |
Fonte: IDC, janeiro de 2014