O Dia Internacional da Privacidade de Dados oferece a todos, de empresas a indivíduos, uma excelente oportunidade de avaliar se estão fazendo o suficiente para se proteger ou proteger seus clientes em uma realidade que tem ficado cada vez mais digital.
Empresas de todo o mundo estão aproveitando o potencial dos canais digitais para se manterem conectadas com seus clientes. A pandemia acelerou a mudança para o ambiente online, que se tornou uma necessidade para muitos no isolamento social, proporcionando uma variedade de benefícios; no entanto, é crucial que todos estejam cientes de alguns riscos inerentes.
Em primeiro lugar, convém que as pessoas saibam como proteger sua privacidade e segurança online. O volume de ataques de phishing, ransomware e malware aumentou junto com a mudança para o digital e com a venda de dados a terceiros. Existem algumas etapas simples que podem ser seguidas para driblar essas investidas criminosas, como habilitar a autenticação multifator para os serviços online e garantir que as senhas sejam fortes. Além disso, as pessoas devem sempre ler aquelas letrinhas dos termos de uso – por menores que sejam – para se certificar de que se sentem confortáveis com a maneira que a empresa usará seus dados.
Em segundo lugar, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é o de se adaptar à transformação digital ao mesmo tempo em que mantêm altos níveis de proteção contra violações de dados. Cada vez mais empresas continuam coletando informações pessoais de seus clientes e, infelizmente, elas se tornam alvos de cibercriminosos que buscam roubar esses dados. Para contornar os ataques e garantir que seus clientes sejam protegidos, elas terão que colocar o investimento em segurança e a adoção dos protocolos corretos no topo de suas prioridades. Da mesma forma, as organizações que coletam dados pessoais devem garantir que sejam transparentes e francos sobre como pretendem usar os dados dos clientes, para que qualquer pessoa que se inscreva possa tomar uma decisão embasada sobre se deseja compartilhar suas informações pessoais ou não.
Rogério Freitas, diretor de Engenharia de Vendas LATAM da OneSpan.