Um dos maiores ecossistema de compra e venda no Brasil, o Magalu passa a contar neste mês com o Climas, software de gestão ESG desenvolvido pela WayCarbon, maior consultoria estratégica com foco exclusivo em sustentabilidade e mudança do clima na América Latina, para otimizar a gestão de emissões de GEE (gases do efeito estufa) e energia da rede, viabilizando a consolidação da enorme quantidade de dados gerados de forma automatizada e rastreável.
"O uso do Climas revela a nossa evolução na gestão do tema e irá nos ajudar na definição de uma estratégia de clima ambiciosa nos próximos anos", afirma Ana Luiza Herzog, gerente corporativa de reputação e sustentabilidade do Magalu.
O Magalu conta hoje com quase 50 mil funcionários atuando na rede, mais de 1.450 lojas em 21 estados no Brasil, seis marcas online – Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Kabum e Estante Virtual -, além de milhares de sellers em seu marketplace e um superaplicativo com 33 milhões de usuários ativos.
A solução facilita o reporte de dados e controle mensal relacionado às emissões de GEE e energia ao centralizar a coleta de informações relacionadas aos múltiplos negócios que estão sob responsabilidade de diferentes profissionais da companhia. Dessa forma, as equipes envolvidas na elaboração do inventário podem se dedicar a fazer uma análise mais estratégica das informações e a buscar melhorias de processos visando reduções de GEE, em vez de gastar tempo atualizando dados manualmente.
O Climas gerencia hoje cerca de 44 milhões de toneladas de CO2 dos inventários de emissões de GEE das maiores empresas brasileiras em mais de 14 países. Consolidou-se como a solução mais usada no Brasil, com um banco de dados com mais de 30 mil fatores de emissões, em sintonia com o momento de aculturamento da agenda ESG no cotidiano das empresas, viabilizada por BI.
"Num passado não muito distante, o desafio das empresas era compilar os dados sobre emissões de GEE para a composição dos relatórios de sustentabilidade apresentados aos stakeholders. Hoje, o desafio é transformar esses KPIs em ativos para gerar valor às companhias. Dito de outra forma, tirar as equipes da tarefa maçante de cumprimento de relatórios para dedicá-las aos estudos de melhorias nas estratégias de consolidação da agenda climática com um fator cultural e inerente ao sucesso dos negócios. Nosso objetivo na parceria com o Magalu é apoiá-lo na consolidação da sua agenda ESG, trazendo as informações relevantes sobre o tema para o processo de tomada de decisão do grupo", avalia Carla Leal, Diretora de Growth da WayCarbon.