Painel discute o Metaverso, um novo mundo em construção

1

Nos últimos anos, observou-se que bilhões de dólares foram gastos em itens e serviços digitais. Isso inclui quaisquer arquivos digitais, dados, mídias como NFT ou tokens digitais como criptomoedas, ou  qualquer outro serviço digital disponível online.

Agora, o Metaverso promete uma revolução na digitalização da economia, onde blockchain surge como um viabilizador das transações nesse mundo virtual. Esse foi o tema do último painel do 5o Forum Blockchain, promovido pela TI INSIDE, nesta sexta-feira, 28. 

Caio Jahara, cofundador e CEO da R2U  explica que muitas novas plataformas em execução na tecnologia blockchain usam tokens não fungíveis (NFT) e criptomoedas para construir, possuir e monetizar ativos descentralizados e  inovadores. Antes da tecnologia blockchain, o metaverso estava incompleto porque tudo era armazenado na rede centralizada. Graças à capacidade do blockchain de trabalhar globalmente como uma fonte digital onde a criptografia possibilita a descentralização, ele oferece um mundo de opções diferentes daquilo que a internet apresenta hoje.

"Dessa forma, a  combinação do metaverso com a tecnologia blockchain produzirá melhorias consideráveis ??no ecossistema da Internet em termos de crescimento tecnológico.  Ele está presente há muito tempo enquanto conceito, mas como ainda está em construção são muitos os desafios , especialmente do hardware para oferecer uma experiência cada vez mais real  aos usuários. Além disso, o engajamento que proporciona é contrário ao que temos hoje na internet, pois a partir do metaverso  o usuário tem poder e controle sobre seus dados e monetiza sua privacidade.  O blockchain  veio para facilitar este desenvolvimento", disse.

O professor Gil Giardelli, acredita que o futuro é plural e nesse novo mundo de economia descentralizada com segurança e novas conexões, os vários de metaversos, com novas governanças e interfaces, estarão à disposição das pessoas.

"Estamos vivendo mais uma revolução estética, hoje simbolizada pelas  NFTs que movimentam  milhões no mercado. Temos visto empresas  unicórnios criarem jogos dentro de um NFT de games,  que podem ser comprados e jogados no metaverso, entre muitos outros exemplos de novos modelos de negócios e do modo de vida das pessoas. Tudo isso proporcionado pela tecnologia", comentou.

Conforme explicou,  o uso do metaverso é imenso desde a prestação de serviços públicos, ou a compra e venda de  energia elétrica, por exemplo, até a educação por meio de games.  Daí o interesse das maiores empresas do mundo em explorar o multiverso.

A chave para o sucesso será combinar tecnologias para impulsionar a inovação e evoluir os modelos de negócios.  As empresas de mídia e entretenimento  já estão pensando em como usar realidade aumentada , realidade virtual e NFTs para criar novas experiências e construir novos produtos digitais. cada uma dessas tendências faz parte do crescimento geral das experiências virtuais nos mundos digitais onde lentamente está se aproximando a humanidade está lentamente  se aproximando do metaverso (ou metaversos), onde as pessoas passarão mais tempo em mundos imersivos, sociais e digitais, enquanto o mundo digital se moverá mais para o físico.

Evandro Reis, VP de Tecnologia e Desenvolvimento de Negócios na Globant, explicou que não há  visão do mundo sem tecnologia.   O metaverso é uma consequência da tecnologia e vem para responder questões próprias da atualidade.

"As novas gerações  não possuem problemas com a privacidade e compartilham muito mais nos mundos virtuais e vemos a China avançando neste sentido. Há hoje uma explosão da solidão  que leva muita gente à morte, ao mesmo tempo, que se identifica que a boa vida constrói-se com bons relacionamentos e assim como a percepção de que realidade não existe e pode ser inventada", conceituou o executivo.

Conforme apontou o especialista, os debates sobre as definições e as fronteiras entre os conceitos ainda estão abertos, mas a popularização do metaverso deve representar um passo seguinte à realidade virtual e a outras tecnologias, como a realidade aumentada (que une elementos virtuais e paisagens reais).

Como um universo em criação, o metaverso oferece uma gama de possibilidades de negócios, aprimora as experiências  no mundo físico e  possui  uma estrutura e a base necessárias para a criação de um espaço onde as pessoas possam estar e se sentir seguras. A integridade, a segurança e a privacidade farão parte dessa construção.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.