Stablecoin cREAL é lançada na plataforma Celo

0

A Celo, um protocolo líder e carbono negativo Layer 1, com um rico ecossistema de aplicativos Web3, anunciou nesta sexta-feira, 28, a ativação de uma stablecoin algorítmica que referencia o Real, o Celo Real (cREAL). O cREAL é a primeira stablecoin para pagamentos em dispositivos móveis – além do Celo USD e do cEUR – que pode ser usada em aplicativos e serviços de finanças centralizadas (CeFi) e finanças descentralizadas (DeFi) na blockchain aberta da Celo. 

Os usuários podem adquirir o cREAL em grandes exchanges de criptomoedas baseadas no Brasil, FlowBTC, NovaDAX, e Ripio, uma das maiores exchanges de criptomoedas da América Latina. A Bitfy e Coins, duas carteiras de criptomoedas amplamente adotadas, também integram o cREAL. Vale ressaltar que NovaDAX, Ripio e Bitfy também listaram o ativo nativo CELO. Além disso, o ecossistema de projetos DeFi da Celo que apoiam o cREAL inclui: Moola Market, Ubeswap, Valora, Symmetric, Poof.cash, Heymate, Airswap, Celo.tax, Mento.finance, Celo Terminal, CeloWallet.app, e GoodGhosting 

"A adoção de crypto em países emergentes — e em particular no Brasil — não sinaliza somente uma animação crescente com relação ao assunto, mas representa o avanço de casos de uso na economia real" diz Camila Rioja, LatAm Lead da Fundação Celo. "Essa tração, combinada com o cenário regulatório, econômico e da comunidade no Brasil posicionam o país de forma única, e terreno fértil para que projetos como a Celo possam prosperar" 

Compre e venda com Celo Real 

Um grande benefício do uso do cREAL é permitir que os usuários negociem ativos digitais e transfiram valor de forma mais rápida, barata e fácil em seu smartphone. A velocidade das transações é de até 5 segundos por bloco com taxas de transação muito baixas – abaixo de 1 centavo – em comparação com as taxas de outras blockchains. 

Além disso, a NovaDAX é a primeira exchange brasileira a oferecer um cartão pré-pago de criptomoeda, com mais de 50.000 titulares. Isso permite que os titulares de cartões comecem a pagar usando cREAL por bens e serviços diários. 

Compras com o Celo Real 

Milhares de usuários do Bitfy agora podem recarregar o cREAL dentro do aplicativo móvel para pagar contas, pedir comida, comprar cartões-presente e pagar em milhões de estabelecimentos da rede Cielo, a maior operadora brasileira de cartões de crédito e débito. Os usuários podem comprar e interagir com esses ativos da mesma forma que com outros ativos suportados na carteira Bitfy, incluindo Bitcoin e Ethereum. Ao contrário de outras redes, que exigem que os usuários detenham o token nativo para transações, comerciantes e clientes não precisam deter o ativo digital nativo da Celo (CELO) para realizar transações ou aceitar cREAL. 

O ecossistema Celo conta com mais de 300 aplicativos descentralizados (dApps) permite que os usuários negociem, emprestem, obtenham recompensas e muito mais com criptomoedas. Com o apoio em projetos de DeFi, como o Uberswap, os usuários podem fornecer um pool de liquidez com cREAL para acessar altas recompensas ou obter empréstimos garantidos também em cREAL por meio do Moola Market. Essas são algumas oportunidades para os usuários acessarem DeFi com cREAL.  

Benefícios das stablecoins algorítmicas 

O cREAL é uma stablecoin algorítmica descentralizada e cripto-colateralizada que rastreia o real. As stablecoins podem ajudar a mitigar o risco de volatilidade das criptomoedas, possibilitando que o valor de uma transferência acompanhe um valor fiduciário quando enviado e entregue. Em comparação com as stablecoins apoiadas por fiat, as stablecoins algorítmicas que usam um mecanismo de estabilidade baseado em um smart contract de código aberto tendem a manter sua estabilidade com mais eficiência. Como esse tipo de mecanismo de estabilidade também é mais transparente, os usuários não estão sujeitos a crédito centralizado ou risco de contraparte. Assim como o Celo Dollar (cUSD) e o Celo Euro (cEUR), o Celo Real (cREAL) é baseado no Mento, protocolo de estabilidade da Celo, e suportado por vários ativos digitais na Celo Reserve, incluindo BTC e ETH. 

"A falta de transparência, altos custos e longos tempos de transação associados a stablecoins rastreadas em moeda fiduciária, historicamente, prejudicaram a experiência do usuário", disse Markus Franke, sócio da cLabs. "Por outro lado, o cREAL pode ser trocada com segurança por outras moedas fiduciárias e ativos digitais em segundos – apenas com um número de telefone celular – criando um caminho para as pessoas usarem novos produtos financeiros em suas comunidades locais." 

cREAL  

O lançamento do cREAL coincide com um forte aumento na adoção de criptomoedas no Brasil. No ano passado, os volumes negociados no Brasil aumentaram 2.247% ano a ano. Além disso, cerca de 30% da população brasileira agora possui criptomoedas, tornando o Brasil um dos mercados de criptomoedas que mais crescem na América do Sul. O Brasil também tem um ecossistema em Celo em expansão: A MOSS, plataforma ambiental, foi a primeira a integrar a Reserva de Celo com ativos naturais para ajudar a compensar as emissões de carbono, e a impactMarket, com seu programa de renda básica universal, prestou ajuda através do uso de blockchain a mais de 10.000 beneficiários em todo o Brasil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.