O mundo corporativo tem introduzido progressivamente a Inteligência Artificial (IA) em diversos setores, incluindo na área de Recursos Humanos (RH). De acordo com a publicação "Transformação Digital do RH" da Think Work, 30% dos profissionais utilizam a IA no segmento.
Esse cenário evidencia como as empresas têm empregado novas tecnologias no RH para não apenas automatizar processos, mas gerar resultados escaláveis. Isso porque o setor de Recursos Humanos tem grande potencial para a adoção de inovações, visto que boa parte dos processos burocráticos podem ser otimizados, liberando tempo e recursos para que os profissionais foquem em tarefas de maior impacto organizacional.
Aplicação da IA no RH
A IA é capaz de reduzir o tempo da execução de tarefas em 61% e de custos em 49%, de acordo com o estudo da Think Work. Além disso, para 32% dos entrevistados, a IA proporciona mais agilidade para a tomada de decisões, enquanto para 43% melhora a qualidade das entregas, segundo a mesma pesquisa. Nesse sentido, a otimização do tempo reflete diretamente na disponibilidade dos colaboradores de desenvolverem processos e atuarem de maneira mais estratégica.
Além disso, as aplicações da Inteligência Artificial podem variar, abrangendo desde tarefas operacionais, como a análise de currículos e documentos, até funções mais estratégicas e complexas. Entre elas, destacam-se a geração de insights sobre os colaboradores, a identificação de potenciais promoções, desigualdades salariais ou lacunas de habilidades, bem como a análise de desempenho, a detecção de áreas de melhoria e o monitoramento de retenção e bem-estar da equipe.
Outro exemplo é o atendimento corporativo personalizado usando a IA Generativa. Nesse contexto, o "bate papo" em plataformas profissionais, voltado para dúvidas ou esclarecimentos internos da empresa, tem se consolidado como uma tendência promissora. Essa interação fluida e natural, diferente dos antigos "chatbots", é possibilitada pelo uso de Large Language Model (LLM), modelo de Inteligência Artificial avançado que simula a linguagem humana, tornando as conversas mais próximas e intuitivas, e promovendo uma experiência mais eficiente e personalizada para os colaboradores.
Além das aplicações já conhecidas da Inteligência Artificial nos Recursos Humanos, a tendência é que ela seja utilizada, também, para a realização de pesquisas internas de satisfação ou recolhimento de dados específicos, leitura de sentimento de e-mails, análises de produtividade e feedback da área.
Transparência e legislações
Para o uso corporativo de soluções de IA, é primordial que haja atenção com a integridade e veracidade dos dados. Em dezembro de 2024, o Senado Federal aprovou o Marco Regulatório da Inteligência Artificial, que tramita agora na Câmara dos Deputados. Essa legislação visa assegurar que o desenvolvimento e a aplicação da IA sejam transparentes, éticos e seguros.
Quando aprovada, a regulamentação tornará obrigatório o monitoramento dos dados utilizados por sistemas de IA, garantindo que estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações e, que, caso necessário, consigam ser retiradas de circulação de maneira eficiente.
Futuro da IA no RH
O futuro da Inteligência Artificial na área de Recursos Humanos é promissor, visto que as empresas desse setor demonstram crescente interesse na adoção dessas ferramentas. No entanto, é válido sempre reiterar que a IA não chega para substituir o capital humano de uma empresa, mas para tornar-se uma aliada.
Dessa forma, a implementação da IA no RH não é isenta de desafios. Para solucioná-los, torna-se imprescindível o investimento na qualificação da equipe de Tecnologia da Informação (TI) e dos profissionais que terão acesso a essas ferramentas, além de fomentar uma cultura organizacional voltada à tecnologia e análise de dados no ambiente corporativo.
Por fim, contar com uma consultoria especializada também é essencial para garantir que a aplicação da IA seja realizada de maneira personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada empresa e potencializando os resultados esperados.
Odirley Silva, Gerente de Produtos da CXP Brasil.