IA no RH: uma tendência necessária para a evolução do setor

0

O mundo corporativo tem introduzido progressivamente a Inteligência Artificial (IA) em diversos setores, incluindo na área de Recursos Humanos (RH). De acordo com a publicação "Transformação Digital do RH" da Think Work, 30% dos profissionais utilizam a IA no segmento.

Esse cenário evidencia como as empresas têm empregado novas tecnologias no RH para não apenas automatizar processos, mas gerar resultados escaláveis. Isso porque o setor de Recursos Humanos tem grande potencial para a adoção de inovações, visto que boa parte dos processos burocráticos podem ser otimizados, liberando tempo e recursos para que os profissionais foquem em tarefas de maior impacto organizacional.

Aplicação da IA no RH

A IA é capaz de reduzir o tempo da execução de tarefas em 61% e de custos em 49%, de acordo com o estudo da Think Work. Além disso, para 32% dos entrevistados, a IA proporciona mais agilidade para a tomada de decisões, enquanto para 43% melhora a qualidade das entregas, segundo a mesma pesquisa. Nesse sentido, a otimização do tempo reflete diretamente na disponibilidade dos colaboradores de desenvolverem processos e atuarem de maneira mais estratégica.

Além disso, as aplicações da Inteligência Artificial podem variar, abrangendo desde tarefas operacionais, como a análise de currículos e documentos, até funções mais estratégicas e complexas. Entre elas, destacam-se a geração de insights sobre os colaboradores, a identificação de potenciais promoções, desigualdades salariais ou lacunas de habilidades, bem como a análise de desempenho, a detecção de áreas de melhoria e o monitoramento de retenção e bem-estar da equipe.

Outro exemplo é o atendimento corporativo personalizado usando a IA Generativa. Nesse contexto, o "bate papo" em plataformas profissionais, voltado para dúvidas ou esclarecimentos internos da empresa, tem se consolidado como uma tendência promissora. Essa interação fluida e natural, diferente dos antigos "chatbots", é possibilitada pelo uso de Large Language Model (LLM), modelo de Inteligência Artificial avançado que simula a linguagem humana, tornando as conversas mais próximas e intuitivas, e promovendo uma experiência mais eficiente e personalizada para os colaboradores.

Além das aplicações já conhecidas da Inteligência Artificial nos Recursos Humanos, a tendência é que ela seja utilizada, também, para a realização de pesquisas internas de satisfação ou recolhimento de dados específicos, leitura de sentimento de e-mails, análises de produtividade e feedback da área.

Transparência e legislações

Para o uso corporativo de soluções de IA, é primordial que haja atenção com a integridade e veracidade dos dados. Em dezembro de 2024, o Senado Federal aprovou o Marco Regulatório da Inteligência Artificial, que tramita agora na Câmara dos Deputados. Essa legislação visa assegurar que o desenvolvimento e a aplicação da IA sejam transparentes, éticos e seguros.

Quando aprovada, a regulamentação tornará obrigatório o monitoramento dos dados utilizados por sistemas de IA, garantindo que estejam em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações e, que, caso necessário, consigam ser retiradas de circulação de maneira eficiente.

Futuro da IA no RH

O futuro da Inteligência Artificial na área de Recursos Humanos é promissor, visto que as empresas desse setor demonstram crescente interesse na adoção dessas ferramentas. No entanto, é válido sempre reiterar que a IA não chega para substituir o capital humano de uma empresa, mas para tornar-se uma aliada.

Dessa forma, a implementação da IA no RH não é isenta de desafios. Para solucioná-los, torna-se imprescindível o investimento na qualificação da equipe de Tecnologia da Informação (TI) e dos profissionais que terão acesso a essas ferramentas, além de fomentar uma cultura organizacional voltada à tecnologia e análise de dados no ambiente corporativo.

Por fim, contar com uma consultoria especializada também é essencial para garantir que a aplicação da IA seja realizada de maneira personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada empresa e potencializando os resultados esperados.

Odirley Silva, Gerente de Produtos da CXP Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.