Como a maioria das novas tecnologias e plataformas, a realidade virtual teve um começo nebuloso. Mas o caminho é claro: até 2020, o mercado de realidade virtual vai valer 20 vezes o que era em 2016: US$ 37,7 bilhões. Este ano, o mercado dessa nova tecnologia emergente crescerá para US$ 4,9 bilhões, com a venda de devices já com software embutido.
De acordo com o relatório The Virtual Consumer, da SuperData Research, o mercado está se solidificando à medida que os consumidores se tornam cada vez mais conscientes e confortáveis ??com o uso dos dispositivos.
Como divisão, a receita global de hardware VR deverá atingir cerca de US$ 3,6 bilhões este ano, um aumento de 142% em relação ao ano passado. A receita de software realidade virtual é outra história, terá aumento para pouco mais de US$ 1 bilhão, com vendas norte-americanas representando quase metade do que. Em longo prazo, o software de realidade virtual deverá atingir US$ 20 bilhões até 2020, superando os ganhos de hardware pela primeira vez.
No entanto, o Google Cardboard terá redução de 30% na produção em 2017, enquanto os dispositivos premium triplicarão. Com isso, a o mercado de dispositivos de qualidade irá impulsionar uma nova faixa de novos conteúdos e aplicações. O desafio para os criadores de conteúdo é entender quem é o público e o que eles querem.
As demonstrações de varejo são a forma mais popular de os consumidores americanos se interessarem pela VR antes de comprar, de acordo com o relatório. É claro que demonstrações mal gerenciadas de associados de vendas sem conhecimento suficiente sobre como a tecnologia funciona podem realmente diminuir o interesse e a adoção.