Brasil é o país com maior índice de infecção por redes bots

0

O relatório mundial Internet Security Threat Report da Symantec, referente ao período de 1 de julho e 31 de dezembro de 2006, detectou o Brasil como o país com o mais alto percentual de computadores infectados por bots (softwares maliciosos que se espalham de maneira autônoma, tal como um worm), na América Latina, representando 41% do total. A Argentina ficou em segundo lugar, com 14% do total, e o México com o terceiro maior percentual, com 12% dos computadores infectados com bot na região.

Os computadores infectados por bot operam de maneira coordenada sob a direção de um atacante principal e podem somar centenas ou mesmo milhares de computadores. Essas redes coordenadas de computadores podem encontrar e infectar outros equipamentos e ser usadas para realizar ataques DoS (Denial of Service, também denominados ataques de negação de serviços) e enviar spam.

A Symantec rastreia a distribuição de computadores infectados por bot tanto globalmente quanto especificamente na região da América Latina e calcula o número mundial de computadores infectados por bots, além de avaliar qual a porcentagem desses computadores que estão localizados em cada país da América Latina.

A empresa alerta que, para reduzir a exposição a ataques relacionados a bots, os usuários devem empregar estratégias de defesa em profundidade, incluindo o uso de software antivírus e um firewall, além de atualizar os parâmetros de detecção de vírus de seus antivírus regularmente e certificar-se de que desktops, laptops e servidores estejam atualizados com todos os patches de segurança disponibilizados por seu fornecedor de sistema operacional. A Symantec recomenda que os usuários nunca visualizem, abram ou executem qualquer arquivo anexado em seu e-mail, a menos que o propósito do anexo seja conhecido e que ele venha de uma fonte conhecida e confiável.

Computadores infectados por bot por país, América Latina

Ranking %Regional % Mundial

1º Brasil 41% 3%
2º Argentina 14% 1%
3º México 12% 1%
4º Chile 10% 1%
5º Peru 8% 1%
6º Colômbia 3% 0%
7º República Dominicana 2% 0%
8º Uruguai 2% 0%
9º Porto Rico 2% 0%
10º Venezuela 1% 0%

Fonte: Symantec Corporation

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.