O relatório mundial Internet Security Threat Report da Symantec, referente ao período de 1 de julho e 31 de dezembro de 2006, detectou o Brasil como o país com o mais alto percentual de computadores infectados por bots (softwares maliciosos que se espalham de maneira autônoma, tal como um worm), na América Latina, representando 41% do total. A Argentina ficou em segundo lugar, com 14% do total, e o México com o terceiro maior percentual, com 12% dos computadores infectados com bot na região.
Os computadores infectados por bot operam de maneira coordenada sob a direção de um atacante principal e podem somar centenas ou mesmo milhares de computadores. Essas redes coordenadas de computadores podem encontrar e infectar outros equipamentos e ser usadas para realizar ataques DoS (Denial of Service, também denominados ataques de negação de serviços) e enviar spam.
A Symantec rastreia a distribuição de computadores infectados por bot tanto globalmente quanto especificamente na região da América Latina e calcula o número mundial de computadores infectados por bots, além de avaliar qual a porcentagem desses computadores que estão localizados em cada país da América Latina.
A empresa alerta que, para reduzir a exposição a ataques relacionados a bots, os usuários devem empregar estratégias de defesa em profundidade, incluindo o uso de software antivírus e um firewall, além de atualizar os parâmetros de detecção de vírus de seus antivírus regularmente e certificar-se de que desktops, laptops e servidores estejam atualizados com todos os patches de segurança disponibilizados por seu fornecedor de sistema operacional. A Symantec recomenda que os usuários nunca visualizem, abram ou executem qualquer arquivo anexado em seu e-mail, a menos que o propósito do anexo seja conhecido e que ele venha de uma fonte conhecida e confiável.
Computadores infectados por bot por país, América Latina
Ranking %Regional % Mundial
1º Brasil 41% 3%
2º Argentina 14% 1%
3º México 12% 1%
4º Chile 10% 1%
5º Peru 8% 1%
6º Colômbia 3% 0%
7º República Dominicana 2% 0%
8º Uruguai 2% 0%
9º Porto Rico 2% 0%
10º Venezuela 1% 0%
Fonte: Symantec Corporation