Estudo aponta Brasil como um dos cinco melhores países para se investir

0

O Brasil está na lista do Royal Institute of Technology, da Suécia, como um dos cinco melhores países para investimentos no mundo. Durante alguns meses no ano passado, alunos do instituto visitaram as companhias suecas que atuam no mercado brasileiro para avaliar o desempenho delas, mapeando os investimentos realizados e o ambiente sócio-econômico do país. O resultado do estudo mostra um Brasil culturalmente e socialmente diversificado, bem como atraente para os negócios em função de sua estabilidade econômica, embora com algumas vulnerabilidades.

Atualmente, cerca de 180 companhias suecas operam no Brasil e, juntas, empregam mais de 30 mil funcionários. Entre 1999 e 2004, investiram mais de US$ 3 bilhões, o que faz da Suécia o décimo país na lista dos maiores investidores em território nacional. Essas empresas também acompanharam o bom momento das exportações brasileiras e, entre 2000 e 2004, dobraram o volume da exportação de seus produtos e serviços.

Um exemplo do bom desempenho dos suecos é a Relacom, fornecedora de serviços on-site para redes de telecomunicações. Sua operação no mercado local teve início em 2000, quando ainda era conhecida por Flextronics Network Services e, atualmente, possui escritórios em 17 estados nas cinco regiões do país. A empresa fornece serviços para redes fixas, móveis e corporativas e é responsável pela manutenção de mais de 4 milhões dos acessos fixos em serviço no Brasil e aproximadamente 3 mil sites de telefonia móvel. Além disso, possui vários contratos de instalação de equipamentos e implantação de redes de diferentes tecnologias e fabricantes. Dentre seus maiores clientes estão Telefônica, Telemar e TIM.

Em 2006, a subsidiária brasileira da Relacom registrou um aumento de 97% em sua receita em relação ao ano anterior, impulsionando o crescimento do faturamento da empresa em 45% na América Latina, onde está presente na Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela. No Brasil, a Relacom possui mais de 8 mil funcionários, metade do quadro mundial da empresa, e é responsável pela maior parte dos colaboradores de companhias suecas. A Relacom é avaliada pelo Royal Institute of Technology como uma das empresas suecas mais fortes e atuantes no mercado brasileiro, ao lado da Alstom, Electrolux, Ericsson, Sandvik, Skanska e Volvo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.