Em eleição realizada nesta quarta-feira (28/3), foi escolhida a nova diretoria e o conselho fiscal da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para o triênio 2007-2010. Humberto Barbato Neto, que encabeçava a chapa única, foi referendado pela totalidade dos votos apurados, não havendo votos nulos ou brancos. Além de São Paulo, a votação aconteceu também nos escritórios regionais de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.
Humberto Barbato Neto também foi eleito presidente do Sinaees-SP (Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos Eletrônicos e Similares do Estado de São Paulo), com 81% dos votos da das empresas associadas.
Barbato Neto, de 51 anos, é graduado em administração de empresas, com especialização em comércio exterior pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e MBA em administração de pequenas e médias empresas no Ministério da Indústria e Energia do Governo da Espanha. Empresário do setor elétrico, é diretor geral da Cerâmica Santa Terezinha, fabricante de isoladores para linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, sediada em Pedreira, no interior de São Paulo.
De 2001 até esta data, foi diretor do Departamento de Relações Internacionais da Abinee. Também, foi diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, na gestão de Horácio Lafer Piva (1998-2004), e membro do Conselho Temático de Relações Internacionais da CNI (desde 2001), representando a Abinee, e diretor do Departamento de Comércio Exterior do Ciesp (desde 2004).
Barbato disse que sua meta será trabalhar intensamente para sensibilizar o governo a criar condições para a atração de fabricantes de componentes passivos e semicondutores para o país, e devolver a capacidade de produção para as indústrias que aqui já estão instaladas.