Livros e leitores eletrônicos podem ter isenção fiscal

0

A Política Nacional do Livro, que concede isenção fiscal a edições destinadas a deficientes visuais, pode se estender aos livros e leitores eletrônicos (e-readers). A proposta, do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), deve ser analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) nesta terça-feira, 29.
De acordo com o texto, quaisquer livros em formato digital e equipamentos cuja função principal seja "a leitura de textos em formato digital ou a audição de textos em formato magnético ou ótico". O argumento do senador é que, além do crescimento do mercado nacional de livros eletrônicos, há um acordo firmado com a Biblioteca Nacional do Brasil com o Google para a digitalização de mais de dois milhões de livros.
O relator do projeto na CAE, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), já apresentou relatório aprovando o texto do senador Gurgacz. Depois de aprovada formalmente pela CAE, a matéria seguirá para a Comissão de Cultura de Esporte do Senado (CE).
Fundo Nacional Pró-Leitura
Além da política de incentivos fiscais para e-books, o Senado também deve discutir nesta semana a criação de um fundo para viabilizar a Política Nacional do Livro. Sob o nome de Fundo Nacional Pró-Leitura (FNPL), o projeto seria de natureza contábil para captar recursos e destiná-los a projetos de fomento à produção, distribuição e comercialização de livros, inclusive para exportação.
O texto ainda fala de buscar aportes para manutenção e atualização do acervo de bibliotecas públicas e inclusão de livros em Braille e para a capacitação de pessoas que trabalham nos setores gráfico, editorial e livreiro. De acordo com o projeto, o FNPL pode financiar até 80% do custo total de cada projeto editorial.
De autoria do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), o projeto já foi aprovado pelas comissões de Educação, Cultura e Esporte e de Constituição, Cidadania e Justiça. Falta agora o parecer da Comissão de Assuntos Econômicos. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.