Com o objetivo de reforçar suas receitas com anúncios, redes sociais como Twitter e Facebook estão cada vez mais empenhadas em atrair pequenas e médias empresas para suas plataformas de publicidade. Esta semana, o Twitter informou em seu blog que sua parceria com a American Express (Amex), selada no mês passado, foi colocada em prática.
A Amex começou a notificar um número limitado de pequenos negócios, usuários dos seus cartões nos Estados Unidos, informando-os que já podem usar publicidade no Twitter na modalidade de autoatendimento. Para incentivar a compra do serviço, a Amex oferece a cada comprador US$ 100 em publicidade gratuita.
De acordo com o Twitter, "nenhuma experiência anterior de publicidade" é necessária, e a plataforma irá proporcionar à pequena empresa "o gerenciamento contínuo da sua publicidade."
Os dois produtos em oferta são o Promoted Accounts e o Promoted Tweets. O Twitter identifica e promove automaticamente os tweets mais atraentes dos anunciantes.
O modelo é baseado em resultados, ou seja, os anunciantes pagam por seguidor ou por envolvimento (cliques, retweets, respostas ou favoritos). As campanhas podem ser direcionadas para determinados países ou áreas metropolitanas dos Estados Unidos.
No mês passado, o Twitter incluiu os recursos Promoted Tweets e Accounts em seus aplicativos móveis. O programa permite que anunciantes tenham como alvo não apenas quem segue o seu feed, mas também os usuários móveis que compartilham interesses semelhantes com seus seguidores atuais.