Google já pode ser o segundo maior faturamento de publicidade do Brasil

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Um importante executivo do setor de mídia afirmou a este noticiário haver indícios de que o Google já seria o segundo maior grupo de mídia no País, posicionando-se á frente da Editora Abril e atrás apenas das Organizações Globo em faturamento de publicidade.

O Google não revela seu faturamento regional, segundo o executivo, possivelmente por razões fiscais, em uma tentativa de evitar problemas como tem acontecido na Europa, onde alguns países pressionam por uma taxação local das receitas. Fontes da área de mídia confirmam a importância econômica do grupo e na importância que ele tem no meio Internet. No entanto, o Projeto Inter-Meios, estudo sobre investimentos em mídia conduzido pelo Grupo Meio & Mensagem e pela PriceWaterhouseCoopers, indica que em 2012, a Internet teve crescimento de apenas 4,3%, abocanhando um share de 5,3% (pouco mais de R$ 1,5 bilhão). Chama a atenção o fato de o crescimento do meio Internet ter sido inclusive inferior ao crescimento do mercado publicitário no País, estimado em 6% pelo próprio Inter-Meios em 2012, o que contradiz o explosivo aumento do acesso à Internet no Brasil. A razão para a disparidade seria justamente o fato de faturamentos como o do Google e do Facebook não serem medidos. Procurado por este noticiário, o Google não deu informações sobre seu faturamento, tampouco quis comentar seu desempenho do mercado publicitário para Internet no Brasil.

Para José Carlos Salles Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem, o crescimento tímido do meio é natural e os crescimentos expressivos que a Internet apresentava há alguns anos não deve mais se repetir, porque já existe um amadurecimento do mercado.

Salles Neto acredita que a participação do Google na pesquisa do Projeto Inter-meios  poderia contribuir para uma maior participação da Internet no bolo publicitário.

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