FutebolCard transforma a experiência do torcedor brasileiro ao contratar serviços de nuvem AWS

0

Post content – O último estudo do Itaú BBA diz que o futebol brasileiro faturou 52 bilhões de reais. De olho nesse mercado, foi criada em 2006 a FutebolCard, empresa que revolucionou o sistema de venda on-line de ingressos de jogos integrando o sistema de catracas em estádios brasileiros.

Segundo Bruno Dias, Chief Marketing Officer – CMO da empresa, o número está subestimado, e que o potencial de mercado é muitas vezes maior, mas que ainda precisa passar pelo processo de transformação digital para propiciar melhor experiência aos torcedores brasileiros.

A empresa operou, só no último ano, cerca de mil jogos do calendário brasileiro, comercializando mais de 6 milhões de ingressos, trabalhando com mais de 40 clubes, oferecendo diversos serviços, como programas de sócio torcedor, e-commerce de produtos esportivos, planos de tele-medicina, streaming com conteúdo de Futebol, além de parcerias com federações e competições.

Dias explica que a média de público nos jogos é de 6.900 torcedores, e, portanto, oferece muita oportunidade de crescimento. "A gente sabe que, por exemplo, a média do Ceará no estádio do Castelão está perto de 30 mil pessoas, mas o limite de público é de 55 mil torcedores. Isso comprova que ainda existe muito potencial para se ampliar as vendas de ingressos", avalia o executivo.

No último ano, a FutebolCard foi a responsável pela venda dos 70 mil ingressos para a partida de despedida da seleção brasileira no Maracanã, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Outra iniciativa de sucesso foi o programa de sócio-torcedor Avanti, do Palmeiras, que saiu de zero e chegou a 123 mil sócios, por ocasião do lançamento do Allianz Parque.

Inovação

A FutebolCard desenvolveu uma tecnologia própria para leitura de cartões de crédito e débito pelas catracas, a PassFirst, que contou com apoio inicial da Visa. Essa solução está disponível em grandes estádios, como Maracanã, Morumbi e Mineirão. "Levamos essa tecnologia para todo o Brasil. Hoje, temos clientes de Santa Catarina até o Maranhão", explica Dias.

Para proporcionar melhor relacionamento dos torcedores e resultados financeiros para os clubes, a FutebolCard desenvolve projetos de afinidade, como por exemplo o programa de sócio-torcedor Mais Fiel do Nordeste, do Náutico, que levou em conta a localização da moradia das pessoas e o poder aquisitivo, o que trouxe aumento no preço médio dos ingressos.

"Estamos desenvolvendo diferentes projetos inovadores para garantir a satisfação do consumidor final, agregando valor às marcas dos clubes, motivo pelo qual precisamos contar com uma nuvem robusta e escalável como da AWS para dar suporte ao nosso crescimento", enfatiza Dias.

Modernização na nuvem AWS

Durante a pandemia, período no qual os jogos aconteceram de portões fechados, sem a presença do público, a FutebolCard reavaliou alguns pontos do mercado e do próprio modelo de negócio, aproveitando para aperfeiçoar a infraestrutura e suporte da empresa.

Assim, quando a volta gradual dos torcedores foi permitida por órgãos públicos, a empresa estava pronta para atender à demanda reprimida.

"Havia uma dúvida se o processamento iria suportar a demanda que teríamos pela frente, mas conseguimos executar o sistema de fila com suporte do nosso fornecedor de DNS, o que ajudou a administrar esse período de grande venda", relembra o coordenador de infraestrutura Cloud & DevOps da empresa, Caio Ramos.

Nesse processo foi fundamental a contratação dos serviços de nuvem da AWS, como o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3), o AWS CloudFront que é um CDN (Content Delivery Network ou Rede de entrega de conteúdo), AWS WAF (Web Application Firewall), bem como Amazon EC2 Auto Scaling utilizando assim todo o potencial de disponibilidade e escalabilidade da nuvem.. Em paralelo com a montagem de estrutura, o apoio do parceiro DaRede – Premiere Consulting Partner, permitindo a realização do assessment para a realização da migração total para a AWS.

"Evoluímos ainda mais nossa base de dados, que reúne cadastros de mais de 6 milhões de torcedores. Isso é o core do nosso negócio, muito importante para a área de marketing e conhecimento dos clubes.  Com a modernização do banco de dados, conseguimos otimizar a escalabilidade da aplicação, inclusive com redução de custos, trabalhar de uma forma automatizada e com mais segurança", ressalta Alan Machado, DBA – Database Administrator da FutebolCard.

A empresa está em constante transformação para implementar modernidade, comodidade e segurança para o torcedor e entregando soluções práticas para clubes, competições e federações. São inúmeros projetos tecnológicos que serão lançados em breve. Ainda no campo do pioneirismo, a FutebolCard selou um acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública que disponibiliza o sistema Córtex de identificação de procurados com mandados de prisão ou torcedores impedidos de entrar no estádio. Se o indivíduo tentar passar na catraca, ele é imediatamente identificado e detido. O piloto foi realizado no estádio do Maracanã na partida entre Fluminense x América-MG, com resultado positivo para a justiça brasileira, ressalta Felipe Nunes, Gerente de TI da FutebolCard.

Outro projeto que está área de inovação da FutebolCard é criação de ingressos em NFTs para jogos comemorativos, produto valioso entre torcedores e colecionadores apaixonados por times de futebol, complementa Felipe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.