Atualmente, a segurança cibernética tornou-se uma das principais preocupações dos consumidores ao realizar compras online. À medida que o comércio digital se expande, a necessidade de proteção dos dados dos usuários e a preservação da privacidade se tornam elementos fundamentais para garantir uma experiência de compra satisfatória e segura. Não apenas as empresas precisam demonstrar um compromisso claro com a segurança, mas também, devem encontrar maneiras de equilibrar isso com a performance, a fim de evitar a perda de vendas e reputação.
O impacto da segurança cibernética na experiência do usuário é significativo: o consumidor moderno já está ciente dos riscos envolvidos no comércio digital e, por isso, presta atenção especial em aspectos de segurança como HTTPS, selos de garantia e autenticação em dois fatores. Pesquisa da edição de 2025 do Marketdata CX Report sobre "O que os consumidores priorizam na interação com as marcas?" buscou entender o que as pessoas estão achando de suas conexões com as marcas e avaliar a experiência desses relacionamentos. Em relação ao que é mais importante quando se faz uma compra online, para 36% dos respondentes é a segurança nas transações. Isso mostra o quanto o comportamento do consumidor está diretamente ligado à confiança que ele tem na empresa, e uma falha de segurança pode ser catastrófica, tanto para a reputação da marca quanto para suas vendas.
Mas, para as empresas, equilibrar segurança e performance é um desafio constante. Pequenos atrasos no tempo de resposta podem impactar significativamente a experiência do usuário e, consequentemente, as vendas. Nesse sentido, a implementação de processos que garantem a proteção de dados sem causar frustração ou atrito na jornada de compra é fundamental, além de reduzir o risco de abandono durante as interações. Afinal, o consumidor deseja um processo de compra ágil, sem interrupções ou lentidão. O segredo para resolver essa questão está em uma arquitetura de segurança bem projetada.
Uma solução eficaz envolve a implementação de camadas de segurança, com a tecnologia adequada ao modelo de negócios da empresa. Tecnologias de observabilidade, área em que somos especialistas, como monitoramento proativo dos controles de segurança, desempenham papel fundamental, permitindo identificar rapidamente gargalos e otimizar a performance do site sem comprometer a segurança. As empresas que investem nesse tipo de arquitetura não apenas protegem os dados de seus clientes, mas também garantem uma experiência de compra ágil, sem prejuízos para a performance.
Esse cenário exige que os varejistas se posicionem de forma clara e responsável em relação à segurança. A adoção e o investimento em soluções que garantam a proteção de aplicativos, dados e identidade do consumidor não é apenas uma necessidade, mas requisitos essenciais para conquistar a confiança do consumidor. A segurança digital, portanto, não é um custo, mas um investimento que fortalece a relação com o cliente, impactando positivamente na decisão de compra e, por consequência, nas vendas da empresa.
A segurança cibernética se tornou um fator crucial na experiência do cliente e na reputação das marcas. O consumidor está mais consciente dos riscos digitais e a segurança das transações online são tópicos que pesam cada vez mais em sua jornada. As empresas que conseguem equilibrar a proteção dos dados com a agilidade da navegação proporcionam uma experiência mais confiável, contribuindo para o fortalecimento da confiança do consumidor. Garantir uma infraestrutura de segurança robusta e eficiente é um diferencial competitivo que pode ser o fator decisivo na hora da compra.
Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia.