A segurança cibernética como pilar da experiência do consumidor e reputação das marcas

0

Atualmente, a segurança cibernética tornou-se uma das principais preocupações dos consumidores ao realizar compras online. À medida que o comércio digital se expande, a necessidade de proteção dos dados dos usuários e a preservação da privacidade se tornam elementos fundamentais para garantir uma experiência de compra satisfatória e segura. Não apenas as empresas precisam demonstrar um compromisso claro com a segurança, mas também, devem encontrar maneiras de equilibrar isso com a performance, a fim de evitar a perda de vendas e reputação.

O impacto da segurança cibernética na experiência do usuário é significativo: o consumidor moderno já está ciente dos riscos envolvidos no comércio digital e, por isso, presta atenção especial em aspectos de segurança como HTTPS, selos de garantia e autenticação em dois fatores. Pesquisa da edição de 2025 do Marketdata CX Report sobre "O que os consumidores priorizam na interação com as marcas?" buscou entender o que as pessoas estão achando de suas conexões com as marcas e avaliar a experiência desses relacionamentos. Em relação ao que é mais importante quando se faz uma compra online, para 36% dos respondentes é a segurança nas transações. Isso mostra o quanto o comportamento do consumidor está diretamente ligado à confiança que ele tem na empresa, e uma falha de segurança pode ser catastrófica, tanto para a reputação da marca quanto para suas vendas.

Mas, para as empresas, equilibrar segurança e performance é um desafio constante. Pequenos atrasos no tempo de resposta podem impactar significativamente a experiência do usuário e, consequentemente, as vendas. Nesse sentido, a implementação de processos que garantem a proteção de dados sem causar frustração ou atrito na jornada de compra é fundamental, além de reduzir o risco de abandono durante as interações. Afinal, o consumidor deseja um processo de compra ágil, sem interrupções ou lentidão. O segredo para resolver essa questão está em uma arquitetura de segurança bem projetada.

Uma solução eficaz envolve a implementação de camadas de segurança, com a tecnologia adequada ao modelo de negócios da empresa. Tecnologias de observabilidade, área em que somos especialistas, como monitoramento proativo dos controles de segurança, desempenham papel fundamental, permitindo identificar rapidamente gargalos e otimizar a performance do site sem comprometer a segurança. As empresas que investem nesse tipo de arquitetura não apenas protegem os dados de seus clientes, mas também garantem uma experiência de compra ágil, sem prejuízos para a performance.

Esse cenário exige que os varejistas se posicionem de forma clara e responsável em relação à segurança. A adoção e o investimento em soluções que garantam a proteção de aplicativos, dados e identidade do consumidor não é apenas uma necessidade, mas requisitos essenciais para conquistar a confiança do consumidor. A segurança digital, portanto, não é um custo, mas um investimento que fortalece a relação com o cliente, impactando positivamente na decisão de compra e, por consequência, nas vendas da empresa.

A segurança cibernética se tornou um fator crucial na experiência do cliente e na reputação das marcas. O consumidor está mais consciente dos riscos digitais e a segurança das transações online são tópicos que pesam cada vez mais em sua jornada. As empresas que conseguem equilibrar a proteção dos dados com a agilidade da navegação proporcionam uma experiência mais confiável, contribuindo para o fortalecimento da confiança do consumidor. Garantir uma infraestrutura de segurança robusta e eficiente é um diferencial competitivo que pode ser o fator decisivo na hora da compra.

 Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.