Promover a cooperação tecnológica para o desenvolvimento de pesquisas, negócios e iniciativas visando a evolução e disseminação da tecnologia de redes de acesso por rádio abertas (Open RAN) no mundo.
Esse é o principal compromisso assumido no memorando de entendimento que acaba de ser assinado pelo CPQD e o Yokosuka Research Park R&D Promotion Committee (YRPC), parque tecnológico do Japão que abriga os centros de pesquisa e desenvolvimento de importantes empresas do setor de comunicações móveis e sem fio.
Como Centro de Competência Embrapii em Open RAN, o CPQD foi o primeiro Open Test and Integration Center (OTIC) credenciado pela O-RAN Alliance na América Latina – e no Hemisfério Sul. Anunciado no início de março, o credenciamento colocou o Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN no seleto grupo de laboratórios de testes e integração que têm a função de garantir a interoperabilidade das soluções de redes abertas, fornecidas por empresas diferentes, bem como a segurança cibernética dos equipamentos e um desempenho equivalente ao de soluções de redes de acesso proprietárias, de um único fornecedor.
O parque tecnológico YRPC também faz parte desse grupo, como representante do OTIC Japão – que tem como membros as empresas NTT DOCOMO, KDDI, SoftBank e Rakuten Mobile. Especializado em tecnologias de comunicação por rádio (5G e além, redes de sensores sem fio, IoT, entre outras) com foco em aplicações práticas, o YRPC conduz atividades de conexão, promoção e colaboração internacional no OTIC Japão, que oferece serviços de teste e certificação baseados nas especificações da O-RAN Alliance para redes 5G e de futuras gerações.
A parceria começa com as atividades de P&D em Open RAN conduzidas nos OTICs do Brasil (instalado no CPQD), que atende toda a América Latina, e do Japão. O Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN já firmou acordo também com o laboratório Virginia Tech, dos Estados Unidos, credenciado em 2023.