A Ticket promoveu um processo de consolidação de servidores de missão crítica e de data centers para melhorar a gestão da sua infra-estrutura tecnológica e reduzir os riscos operacionais e a dependência do links de comunicação. A empresa investiu cerca de R$ 1 milhão no projeto e espera uma economia da ordem de R$ 500 mil por ano.
A diretora de tecnologia da informação da Ticket Serviços, Eliane Maria Aere, revelou que o processo de consolidação reduziu em 60% os riscos operacionais e diminuiu pela metade o tempo de processamento noturno. Outra vantagem diz respeito à padronização dos acessos aos bancos de dados.
Com o projeto, a empresa eliminou um dos data centers de missão crítica, que hospeda os sistemas web e legados, e as plataformas de gestão integrada (ERP) e de relacionamento com o cliente (CRM). Agora, todas as aplicações da companhia estão instaladas no datacenter da IBM, com a qual mantém contrato de outsourcing.
Isso significa menos dependência de links de comunicação, uma vez que todos os servidores estão instalados no mesmo lugar. Além disso, os backups passaram a ser automáticos e os sistemas críticos passaram a ser redundantes.