Depois do Peru ter anunciado na semana passada a adoção da tecnologia japonesa ISDB-T (Integrated Systems Digital Broadcasting Terrestrial), adaptada ao SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), como seu padrão de TV digital, agora é o Chile que pode aderir ao sistema nipo-brasileiro. Deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática estarão naquele país nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30, acompanhando o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que vai debater possibilidades de cooperação em TV digital.
Segundo o presidente da comissão, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), a viagem faz parte do esforço do Brasil para que os países da América Latina adotem o Sistema Brasileiro de Televisão Digital. "O governo acerta quando acompanha de perto a implantação do sistema de TV digital no Peru e no Chile. É uma consolidação de mercado que gera emprego no nosso país e precisa ser fomentada por meio de transferência de tecnologia, de financiamento e de conhecimento político do ritmo de implantação dessas tecnologias", disse.
O governo do brasileiro também negocia com a Argentina adoção do sistema. A expectativa é a de que o país vizinho anuncie sua decisão após as eleições que ocorrerão no fim de junho. As informações são da Agência Câmara.
- Padrão latino-americano?