As redes sociais foram responsáveis por quase 25 bilhões de visualizações de páginas de internet no Brasil em março deste ano, o que dá ao país a marca de segundo maior do mundo em visitas a sites de relacionamentos, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados da comScore divulgados nesta quinta-feira, 28, dos 46,7 milhões de internautas brasileiros, 44,9 milhões acessaram redes sociais ao menos uma vez no mês passado, o equivalente a 99% da população on-line. Nos EUA, a proporção foi de 99,7%.
O estudo, que ouviu 50 mil pessoas espalhadas por todas as regiões do Brasil, aponta que, em média, os brasileiros visitaram sites de relacionamentos 30,6 vezes no mês passado. Os números colocam o país na oitava maior audiência da internet e na terceira maior audiência de redes sociais, de acordo com a comScore.
Segundo a consultoria, os resultados da pesquisa evidenciam que o número de internautas e de frequentadores de redes sociais no Brasil não deve tardar a se igualar. Para o diretor geral da comScore no país, Alex Banks, as mídias sociais, hoje, são o fator que mais contribui para o crescimento da internet.
Facebook versus Orkut
Apesar de ser a rede social com o maior número de usuários no mundo, o Facebook ainda não conseguiu afetar a popularidade do Orkut no Brasil. Aqui, a rede social do Google responde por 71% de todas as visitas a redes sociais, o equivalente a 33,6 milhões de acessos em março deste ano.
O Facebook, muito atrás, obteve 19 milhões de visitas no mês passado, ou 40,8% do tráfego de redes sociais. O estudo mostra ainda que, mesmo com grande crescimento do Facebook no primeiro trimestre, a audiência do Orkut manteve-se estável no período, dando sinais de que o quadro não deve mudar num futuro próximo.
No entanto, Alex Banks cita que, no ano passado, a situação das duas redes sociais na Índia era muito parecida com a do Brasil, mas, hoje, o Facebook já é muito mais popular que o Orkut na Índia. Por isso, segundo ele, os publicitários não podem ignorar a presença do Facebook no país.
Blogs e microblogs
O levantamento da comScore mostra que os blogs foram acessados por 78% dos internautas brasileiros em março, que fizeram, em média, 11,4 visitas durante o período. O Blogger é a principal ferramenta, com 54,1% das visualizações de página, seguido pelo WordPress, com 25,5%. A proporção se mantém desde o ano passado, o que leva a comScore a concluir que a audiência dos blogs já se estabilizou na internet brasileira.
Por outro lado, o Twitter quase dobrou sua popularidade no país entre março de 2010 e o mesmo mês deste ano, saindo de 50 milhões de visitas para 94 milhões. Os brasileiros acessaram a rede de microblogs, em média, 9,3 vezes durante o mês passado. Com esses dados, o Brasil se configura como a terceira maior audiência do Twitter, atrás de Estados Unidos e Japão, respectivamente.
- Internet