Como aumentar a maturidade da sua estratégia de automação

0

Não resta dúvida de que as empresas precisam automatizar suas operações para otimizar os processos existentes e gerar melhores experiências e valor para os clientes. É difícil encontrar uma organização cujo sucesso não dependa de ter seu ambiente de TI alinhado aos objetivos de negócio, um facilitador estratégico que faz toda a diferença para a produtividade de suas equipes, a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes.

Mas iniciativas de automação exigem mais do que implementações de tecnologia bem-sucedidas para serem eficazes. As organizações que desejam obter o máximo de seus programas de automação precisam mergulhar profundamente nos processos que esperam automatizar, entender como o trabalho flui e onde o próprio fluxo de trabalho pode ser transformado.

Nos últimos anos, muitas organizações iniciaram suas jornadas de automação. No entanto, algumas ainda permanecem no estado em que começaram. E a verdade é que as empresas não obtêm valor e eficiência máximos simplesmente adicionando automação. Seu nível de maturidade é o que importa.

Conhecer seu nível de maturidade ajudará você a identificar oportunidades de crescimento de automação, bem como avaliar os riscos e desafios que acompanham mudanças maiores e mais sofisticadas. É preciso entender o desempenho da TI em seu estado atual e em níveis mais altos de maturidade.

Como adquirir maturidade

Em primeiro lugar, é preciso avaliar o seu nível atual de maturidade, entendendo o desempenho da TI em toda a empresa. A partir daí, é hora de identificar o nível de maturidade desejado com base na ambição digital da empresa.

E, finalmente, chega o estágio da transformação, com o planejamento de curto e longo prazo, identificando claramente os próximos passos para melhorar os níveis de maturidade.

As estratégias de automação evoluem constantemente e se tornam mais sofisticadas. O segredo para o sucesso da jornada de automação é equilibrar os processos que permitem que as máquinas e os funcionários trabalhem juntos de forma eficaz para atingir os objetivos de negócios.

Os muitos benefícios da maturidade da automação

Empresas com alto nível de maturidade da sua estratégia de automação podem obter uma série de vantagens competitivas, como melhoria contínua dos sistemas digitais, governança e experiência, o que oferece suporte a casos de uso de automação mais sofisticados.

E, também, podem aproveitar tecnologias de Inteligência Artificial para desenvolverem continuamente soluções de automação mais avançadas e eficazes. Isso aumenta seu poder de transformar fluxos de trabalho, processos de negócios, tomada de decisões, gerenciamento de casos e muito mais.

Não podemos deixar de citar a melhor experiência do cliente, com processos automatizados oferecendo jornadas on-line e móveis envolventes, a rápida implantação de novos produtos e serviços, maior capacitação dos funcionários para fornecer atendimento, com total visibilidade e controle em cada etapa.

E, aos muitos benefícios da maturidade na automação se somam a eficiência de custos, valor para os acionistas e stakeholders.

Por isso, após avaliar seu estado atual de maturidade, é hora de tomar medidas para avançar na estratégia de automação.

Ricardo Perdigão, diretor da Tecnocomp.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.