IA e machine learning aplicadas ao big data previnem crimes financeiros

0

A adoção de novas tecnologias no combate aos crimes financeiros é um dos principais impulsionadores de eficiência dos programas de PLDFT (Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo), de acordo com estudo da EY.

Das 53 instituições respondentes dos mercados financeiro e de seguradora, 41 atuam somente no Brasil, representando 77% da amostra. Nesse contexto tecnológico, destacam-se as soluções baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning aplicadas ao Big Data, que fortalecem o monitoramento e a geração de relatórios de transações suspeitas.

Entre os benefícios dessas tecnologias estão:

– Possibilidade de monitorar um conjunto de dados maiores e mais complexos;

– Automatização de processos;

– Análise de transações e operações suspeitas, distinguindo-as da atividade normal em tempo real;

– Redução da necessidade de revisão humana inicial na linha de frente.

O uso dessas ferramentas e soluções também gera análises mais precisas e completas de diligência contínua sobre o cliente e seu risco, podendo ser atualizada para considerar novas ameaças, conforme as alterações das necessidades do negócio.

O estudo da EY menciona, ainda, que o GAFI/FATF (Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo), órgão intergovernamental criado em 1989 na reunião do G7 em Paris, reconhece as oportunidades dessas novas tecnologias, que podem ajudar as jurisdições e entidades reguladas a se tornarem mais eficazes na implementação de padrões PLDFT.

Na avaliação do GAFI/FATF, as soluções digitais permitem melhor compreensão, avaliação e mitigação de riscos, due diligence, monitoramento do cliente e comunicação com os órgãos supervisores, atendendo ao objetivo de aumentar a eficácia dos padrões de PLDFT.

Principais serviços utilizados

Ainda segundo o levantamento, os serviços de busca por mídias negativas (consulta de listas de red flags) foram os mais mencionados pelas instituições entrevistadas. Na sequência, vieram os serviços para administração e acompanhamento de fluxos operacionais e, na terceira posição, os de consultoria de desenvolvimento ou atualização de políticas, manuais e metodologias de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.