A BearingPoint, consultoria em gestão de negócios e tecnologia, foi selecionada pela Brasil Telecom como a principal prestadora de serviços de billing, respondendo pela operação e manutenção dos sistemas de faturamento, bem como de recebimento e cobrança. Além disso, a consultoria foi escolhida como fornecedora secundária de serviços de engenharia e de rede, que abrangem provisionamento, mediação, controle de falhas e desempenho. Os contratos, cujos valores não foram divulgados, terão prazo de vigência de três anos.
O acordo faz parte do processo de reestruturação levado a cabo pela Brasil Telecom que se concentrou na consolidação e redução da quantidade de fornecedores externos de TI, com o objetivo de reduzir o custo geral dos serviços cobrados e simplificar o processo de gerenciamento de TI por meio de contratos de nível de serviço. ?Com a implementação de uma nova estrutura de TI, reduzimos a quantidade de prestadores externos de serviços, de 490 no fim de 2005 para menos de 60 atualmente?, informou Ricardo Knoepfelmacher, presidente da Brasil Telecom.
De acordo com o executivo, esse novo modelo foi determinado por quatro alterações importantes. ?Primeiro, foi entender as prioridades, depois, definir as metas internas, concentrar os fornecedores integrar a TI aos nossos negócios. Hoje, podemos afirmar que, dentro da Brasil Telecom, o departamento de TI é gerido de forma moderna?, diz Knoepfelmacher.
?A indicação como principal fornecedor dos serviços de gerenciamento de receitas é um reconhecimento claro do trabalho conduzido pela BearingPoint nessa área ao longo dos últimos quatro anos?, afirmou Paolo Salvioni, gerente de contas do grupo de comunicação e mídia da BearingPoint para a América Latina. ?Temos trabalhado de perto com a Brasil Telecom em projetos de faturamento e de rede e estamos satisfeitos por poder continuar a prestar esses serviços no futuro.?