A AstraZeneca Brasil, filial do grupo farmacêutico AstraZeneca, está migrando para o service desk da consultoria Sonda Procwork. Segundo a empresa, os objetivos são oferecer aos usuários uma prestação de serviço especializada e cortar gastos com estrutura física e treinamento de funcionários. A Sonda Procwork será responsável por executar e coordenar os trabalhos de help desk em 1º e 2º níveis, além de atender a demanda dos usuários de rede envolvendo alguns softwares.
O contrato tem duração de dois anos e por enquanto está restrito ao back office, mas a AstraZeneca pretende estendê-lo para suprir a demanda por hardware e oferecer equipamentos como servidores, desktops e notebooks. Esse método de terceirização servirá de parâmetro para todos os países da América Latina onde o grupo farmacêutico possui atuação.
Faz parte da nova estratégia da AstraZeneca implantar uma metodologia de governança baseada em ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e reduzir o número de registro de chamados, de pessoal e de custos. ?Ao aplicarmos mais gerenciamento no suporte, asseguraremos a limitação do tempo de resposta aos usuários, a avaliação contínua de performance e a tomada de medidas preventivas para que o negócio não seja interrompido e, conseqüentemente, o retorno do investimento na prestação do serviço seja certo?, explica o CIO da AstraZeneca Brasil, Rogério Ribeiro.
A equipe hoje é composta por um coordenador técnico, três analistas de 1º nível e dois analistas de 2º nível e atende atualmente cerca de 500 usuários a partir do site da companhia farmacêutica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A empresa estuda ainda repassar à Sonda Procwork o suporte às solicitações que envolvem o software de gestão empresarial da SAP, usado mundialmente pela AstraZeneca.