Uma nova start-up, de origem holandesa, iniciou oficialmente nesta quarta-feira (28/5) suas atividades no Brasil. Trata-se da Nimbuzz, que oferece gratuitamente um programa que conecta celular e computador a comunicadores instantâneos, redes sociais e blogs, para que os usuários possam realizar chamadas de voz, trocar mensagens de texto em tempo real, conversar em grupos e compartilhar arquivos.
O modelo de negócio da empresa ainda não está definido. De acordo com Carlos Medina, diretor geral da empresa no Brasil, ela foi criada há dois anos e recebeu aportes de cerca de 20 milhões de euros dos fundos de investimentos Mangrove (também investidor do Skype), do Holrzbrinck (controladores da rede social alemã StudiVZ) e do Naspers, fundo sul-africano que também se tornou acionista da Editoria Abril, o que garante a operação mesmo sem ainda ela gerar qualquer receita.
A expectativa é que no segundo semestre de 2009, o Nimbuzz possa receber publicidade e compartilhar receitas com operadoras móveis, pois de acordo com Medina a geração de tráfego de dados é mais rentável, principalmente agora com a oferta de serviços de terceira geração (3G). Um acordo dessa natureza, com uma operadora na Inglaterra, deve ser anunciado em breve.
A matriz da empresa conta com 75 funcionários, e além do Brasil, conta com uma subsidiária na cidade de Córdoba, na Argentina, onde trabalham 35 profissionais em desenvolvimento, que começou a operar em janeiro deste ano.
Medina conta que já existem 30 mil usuários cadastrados no Brasil, mas a expectativa é chegar de 500 mil a 1 milhão até o fim deste ano. No mundo, a Nimbuzz tem 600 mil usuários registrados em 176 países, 10% dos quais com o programa instalado num dispositivo móvel. A empresa está iniciando uma campanha de divulgação mais agressiva, pois tem o objetivo de globalmente chegar a 10 milhões de usuários ainda neste ano.
VoIP free
O aplicativo deve ser baixado do site e, partir daí, o usuário pode formar uma lista única de contatos, independente do site onde estiver, como o Google Talk, o Windows Live Messenger, o AIM, o Yahoo Instant Messenger, o Jabber ou ICQ. Para baixar o programa no celular existem dois caminhos: importar do computador via cabo ou Bluetooth ou fazr o download por meio de uma conexão de internet direto do site. Mais de 500 modelos de celulares já tem essa compatibilidade.
A Nimbuzz disponibiliza um widget, que é um arquivo flash com seis botões, que pode ficar no micro, no celular ou no site de relacionamento, e a partir de qualquer um deles o usuário pode fazer ou receber uma ligação, iniciar um chat, enviar um arquivo ou mensagem de texto.
A conexão é estabelecida via 3G, GPRS, Edge, Wi-Fi ou qualquer outra tecnologia utilizada para acessar a internet. Para os dispositivos com sistema operacional Symbiam, a Nimbuzz oferece o Free VoIP que permite comunicação por voz sem custo; para o sistema Windows Mobile e Java, a solução oferecida é o Hybrid-VoIP, com custo de uma ligação local. ?No Brasil já temos um número local em quase todos os estados, para onde o usuário liga para fazer ou receber chamadas, pagando apenas tarifa local. Como o software está em constante desenvolvimento, esperamos que no ano que vem já tenhamos o modelo gratuito para esses dois sistemas operacionais?, explicou Medina.
Nas redes sociais Facebook e Myspace, por exemplo, o usuário pode instalar o widget em sua página pessoal e partir daí receber uma ligação de um amigo, que apenas aciona um dos botões disponíveis. No Orkut ainda não está disponível a API para fazer a instalação, que deve acontecer em breve. Se o usuário estiver off-line, o programa emite um alerta quando o mesmo voltar a ficar on-line.