O Groupon está testando um serviço de pagamentos que permitirá aos comerciantes aceitar cartões de crédito, segundo divulgou a agência de notícias Reuters, citando fontes anônimas familiarizadas com o tema.
Confirmado o movimento, o site de compras coletivas passa a competir diretamente com plataformas como PayPal, do eBay, e Square, em que a Visa tem participação. O Groupon não se pronunciou sobre o tema.
De acordo com as fontes, o novo sistema do Groupon vem com um Apple iPod Touch e um adaptador na parte posterior, onde o vendedor poderá passar o cartão de crédito.
O mecanismo prevê encaixe do adaptador em todo o aparelho, para que não se solte. Esse detalhe, segundo as fontes, é uma vantagem em relação ao acessório para iPhones e iPads disponibilizado pelo PayPal, Square e outras companhias de pagamento, como VeriFone Systems.
A meta do Groupon é oferecer taxas competitivas em comparação com as do PayPal e da Square, embora a empresa ainda não tenha concluído sua estrutura de preços. A expectativa é que o site subsidie o serviço de pagamentos com dinheiro conseguido com outros serviços que presta a anunciantes.
O sistema em teste do Groupon cobra taxa de transação de 1,8% e 15 centavos de dólar por transação, diz a Reuters. O PayPal cobra 2,7% do valor da compra para todos os tipos de cartões de crédito e débito, incluindo os emitidos pela American Express. Taxas pelas transações em processamento de cartões Amex são frequentemente mais elevados.