Lenovo estuda construção de fábrica de PCs no Brasil

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Como parte da estratégia de expandir mercado fora da Ásia, a fabricante chinesa de PCs Lenovo pretende investir no Brasil em duas frentes – na construção de uma fábrica de PCs e na aquisição de empresas locais. O país é tido pela empresa como um mercado-chave entre os emergentes. Ao lado de Argentina e México, o Brasil, na avaliação da fabricante, é onde a demanda deve ser superior à média mundial devido ao acesso ao primeiro computador de grande parte da população.

Além disso, a fábrica de PCs local reduzirá significativamente os custos com importação, segundo o presidente para Ásia-Pacífico e América Latina da Lenovo, Milko Van Duijl, em entrevista ao Dow Jones Newswires. “Estamos interessados na compra ou no trabalho conjunto com uma companhia no Brasil, mas ainda não estamos negociando com nenhuma”, afirmou o executivo.

Van Duijl destacou que o Brasil ultrapassou recentemente o Japão e assumiu a terceira colocação na lista dos maiores mercados para PCs no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Para ele, os resultados da fabricante mostram uma oportunidade promissora. Enquanto as remessas chinesas cresceram 23% no último trimestre, os embarques para mercados emergentes saltaram 50%.

Embora esteja diversificando seu portfólio na Ásia, com lançamentos de tablets, smartphones e TVs conectadas, no Brasil, a Lenovo deve concentrar a sua estratégia no merdado de PCs. “Para os novos produtos, precisamos nos tornar líder na China primeiro”, justifica Van Duijl. “Se isso der certo, podemos levar nossos produtos para fora do país com muito mais sucesso”, conclui.

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