Fabricante de estrutura de armazenagem investe R$ 49 milhões em automação e revisão de processos

0

A Águia Sistemas, empresa de fabricação de estruturas de armazenagem e integradora de sistemas de armazenagem, movimentação e automação para intralogística, está investindo mais de R$ 49 milhões em tecnologias avançadas de automação e processos produtivos nos próximos três anos.

O montante será destinado a uma ampla gama de tecnologias avançadas que incluem robótica, inteligência artificial (IA) e sistemas de automação de última geração. Este investimento não apenas modernizará os processos existentes, mas também permitirá o desenvolvimento de novas soluções. Parte do capital será alocado em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar sistemas mais eficientes e adaptáveis. Além disso, a empresa está alinhada com as tendências globais, seguindo o exemplo do mercado europeu de automação, que projeta um crescimento anual de 11,6% até 2028.

Com isso, a empresa planeja implementar tecnologias de manutenção preditiva para reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos e aumentar a longevidade dos sistemas. Este investimento também contemplará a capacitação de funcionários, garantindo que eles estejam aptos a operar e gerenciar as novas tecnologias de maneira eficiente e segura.

A Águia Sistemas também está ampliando suas ofertas tecnológicas para aumentar a produtividade nos centros de distribuição, com foco especial nas operações de fulfillment, que é o conjunto de processos que se dá entre o momento em que o cliente realiza um pedido até a entrega do mesmo em suas mãos. A pandemia acabou acelerando a adoção da automação, especialmente no e-commerce e outras operações logísticas.

A automação tem forte impacto no e-commerce com as tecnologias e processos de Intralogística em que a velocidade e a precisão são essenciais. Com sistemas automatizados, a empresa permite que clientes do e-commerce processem pedidos com mais rapidez e reduzam erros, resultando em entregas mais rápidas e maior satisfação do cliente. Além disso, a visibilidade em tempo real dos inventários e o gerenciamento eficiente do estoque ajudam a evitar rupturas de estoque e atrasos, melhorando significativamente a experiência do consumidor final.

Outras soluções que estão sendo desenvolvidas e melhoradas são as chamadas; Picking (seleção) e packing (embalagem), que são etapas cruciais no processo logístico de centros de distribuição. Por exemplo, o Picking refere-se à atividade de localizar e coletar produtos específicos de suas localizações no armazém para atender a um pedido. Este processo pode ser otimizado com sistemas automatizados que utilizam robótica e tecnologia de sensores para localizar e coletar itens com precisão e rapidez.

Packing, por sua vez, é o processo de embalar os produtos selecionados para envio. A automação nesta etapa garante que os produtos sejam embalados de maneira eficiente e segura, minimizando danos durante o transporte e garantindo que o cliente receba seus pedidos em perfeito estado.

Tecnologia de Ponta para Desafios Modernos

-Sistema de Controle de Armazém (WCS): Integração perfeita de sistemas automatizados com ERP/WMS para uma tomada de decisão ágil e eficiente.
-Revolucionando a Eficiência Operacional: Processos otimizados para mais qualidade e precisão, com menores custos.
-Gestão de Inventário Inteligente: Controle preciso e em tempo real utilizando RFID e IA.
-Manutenção Preditiva: Uso de sensores IoT e IA para prever falhas e reduzir o tempo de inatividade.
-Mão de Obra Colaborativa: Integração de IA com trabalhadores humanos para aumentar a eficiência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.