Porto Açu testa uso de IA Generativa para otimizar processos de documentação

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Branded content -Localizado no Norte do Estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu está em operação desde 2014, já conta com 22 empresas instaladas e 11 terminais privados. A futura industrialização do porto inclui a expansão das atividades de mineração e óleo & gás, o avanço de projetos de energia renovável e a aceleração da industrialização de baixo carbono.

Um dos principais objetivos do Açu é tornar-se referência em inovação e conhecido como SmartPort na LATAM. Para isso, um dos principais desafios de uma operação de tão grande porte é lidar com um volume incrível de documentos, especificamente encontrar respostas através de um grande acervo documental onde um único documento pode ter até 1000 páginas.

Para responder a esse desafio, a empresa está testando o uso da solução Charla, uma base de conhecimento de documentação licenciada pela Amazon Web Services (AWS) que será implantada em parceria com MadeinWeb com uso de um "chat bot" de Inteligência Artificial conversacional habilitado pela tecnologia Amazon Bedrock.

A solução eliminou a necessidade de percorrer manualmente centenas de páginas para encontrar uma resposta, reduzindo o tempo que as equipes levam para tomar decisões. "A capacidade de Charla de compreender perguntas e fornecer respostas precisas a partir de milhares de páginas de texto é uma capacidade de IA que não imaginávamos ser possível há alguns anos", explica Juliane Castro Carneiro, Coordenadora de Inovação do Porto do Açu, acrescentando que "antes as informações eram armazenadas no sistema da empresa, mas sem que houvesse a possibilidade de um compartilhamento automatizado".

O acervo documental conta com documentos dos mais diversos formatos, tais como pdfs, imagens, planilhas, mapas, entre outros. "Entretanto, para esse momento de teste estamos trabalhando apenas com arquivos de texto de domínio público", acrescenta Juliane.

A documentação pública utilizada neste momento serve para diversas finalidades, tais como audiências públicas, dúvidas comerciais, consultas internas, entre outros. Um exemplo de sua utilização são os documentos referentes ao Licenciamento Prévio do Hub de Hidrogênio.

O projeto teve início há um ano com a escolha pela Amazon Web Services (AWS), e é liderado por uma equipe de 6 pessoas formada pelas das áreas de Licenciamento e Inovação, para avaliar o uso inteligência artificial generativa para otimização de processos.

"A ideia é testarmos a solução para identificar benefícios e ganhos em escala reduzida para futuramente verificar potenciais áreas que podem usufruir e potencializar seus processos com a solução em escala", finaliza a coordenadora de Inovação do Porto Açu.

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