De acordo com uma nova pesquisa do Gartner, 62% dos CEOs (Chief Executive Officers) selecionam o crescimento como a principal prioridade empresarial para 2024. Este é o mais alto nível registrado desde 2014 e representa um aumento em relação à pesquisa realizada no ano passado, que tinha indicado esse tema como prioridade para 49% dos entrevistados.
"Junto com o foco no crescimento, a pesquisa mostra uma posição relativamente fraca para a gestão de custos, sugerindo que a maioria dos CEOs e executivos seniores acreditam que os tempos econômicos mais desafiadores ficaram para trás," diz David Furlonger, Vice-Presidente e Analista do Gartner. Segundo ele, "entramos em uma fase de aumento da confiança dos líderes empresariais e de relançamento de estratégias de negócios."
A pesquisa '2024 Gartner CEO and Senior Business Executive Survey' revela que os CEOs estão adotando uma mentalidade de crescimento em seus ambientes. Foi conduzida de julho a dezembro de 2023 com 416 CEOs e executivos seniores da América do Norte,
Europa, Ásia/Pacífico, América Latina, Oriente Médio e África do Sul, de empresas de diferentes indústrias, receitas e tamanhos.
Top 10 Principais Prioridades Estratégicas de Negócios dos CEOs para 2024 e 2025
Inteligência Artificial (IA) cativa CEOs
Quando questionados sobre a transformação digital, 34% dos CEOs identificaram a Inteligência Artificial (IA) como o principal tema da próxima transformação empresarial após o digital, seguida pela eficiência operacional com 9%.
"A Inteligência Artificial está substituindo o digital como a palavra-chave mais mencionada pelos CEOs, em grande parte devido à Inteligência Artificial Generativa (GenAI)," diz Don Scheibenreif, Vice-Presidente e Analista do Gartner. "A maioria dos CEOs entrevistados pelo Gartner acredita que os avanços em Inteligência Artificial de 2023 justificaram o hype do setor tecnológico. Agora, eles estão confiando em CIOs (Chief Information Officers), CTOs (Chief Technology Officers) e CDOs (Chief Digital Officers) para desbloquearem o valor da GenAI, mostrando que esta é uma iniciativa em equipe ao abordar esses projetos, e não apenas uma experiência que vai dos líderes aos subordinados."
CEOs devem abordar a Inteligência Artificial, incluindo a GenAI:
Os CEOs não são desencorajados por perspectivas negativas em relação à Inteligência Artificial, pois 87% concordam que os benefícios da IA para seus negócios superam os riscos. Outros 90% dos CEOs concordaram que a ideia de que a Inteligência Artificial é uma ameaça existencial para a humanidade é exagero e alarme infundado.
No entanto, os CEOs não estão abordando a Inteligência Artificial com um ponto de vista totalmente positivo. A pesquisa mostra que 56% disseram que desinformação, Fake News e Deep Fakes criarão problemas operacionais. 29% estimam um fornecimento restrito de eletricidade e 53% enxergam problemas gerais na cadeia de suprimentos como obstáculos, em grande parte devido à GenAI e à demanda que a própria tecnologia cria.
"Os CEOs devem tolerar projetos de GenAI de baixo custo," diz Scheibenreif. "Mas devem evitar a tentação de tentar controlar o uso da GenAI de forma centralizada. A excitação e a energia serão quase impossíveis de se lidar."
"Os CEOs devem deixar o ciclo de hype trabalhar a seu favor. O vale da desilusão na GenAI chegará em breve – provavelmente antes do final de 2024. Portanto, devem permitir que o grupo se autorregule e reprimir apenas os experimentos que acreditam que são perigosos para a reputação de suas empresas."