Preocupação com crescimento supera o controle de gastos entre CEOs, segundo o Gartner

0

De acordo com uma nova pesquisa do Gartner, 62% dos CEOs (Chief Executive Officers) selecionam o crescimento como a principal prioridade empresarial para 2024. Este é o mais alto nível registrado desde 2014 e representa um aumento em relação à pesquisa realizada no ano passado, que tinha indicado esse tema como prioridade para 49% dos entrevistados.

"Junto com o foco no crescimento, a pesquisa mostra uma posição relativamente fraca para a gestão de custos, sugerindo que a maioria dos CEOs e executivos seniores acreditam que os tempos econômicos mais desafiadores ficaram para trás," diz David Furlonger, Vice-Presidente e Analista do Gartner. Segundo ele, "entramos em uma fase de aumento da confiança dos líderes empresariais e de relançamento de estratégias de negócios."

A pesquisa '2024 Gartner CEO and Senior Business Executive Survey' revela que os CEOs estão adotando uma mentalidade de crescimento em seus ambientes. Foi conduzida de julho a dezembro de 2023 com 416 CEOs e executivos seniores da América do Norte,

Europa, Ásia/Pacífico, América Latina, Oriente Médio e África do Sul, de empresas de diferentes indústrias, receitas e tamanhos.

Top 10 Principais Prioridades Estratégicas de Negócios dos CEOs para 2024 e 2025

Fonte: Gartner (maio 2024)

Inteligência Artificial (IA) cativa CEOs

Quando questionados sobre a transformação digital, 34% dos CEOs identificaram a Inteligência Artificial (IA) como o principal tema da próxima transformação empresarial após o digital, seguida pela eficiência operacional com 9%.

"A Inteligência Artificial está substituindo o digital como a palavra-chave mais mencionada pelos CEOs, em grande parte devido à Inteligência Artificial Generativa (GenAI)," diz Don Scheibenreif, Vice-Presidente e Analista do Gartner. "A maioria dos CEOs entrevistados pelo Gartner acredita que os avanços em Inteligência Artificial de 2023 justificaram o hype do setor tecnológico. Agora, eles estão confiando em CIOs (Chief Information Officers), CTOs (Chief Technology Officers) e CDOs (Chief Digital Officers) para desbloquearem o valor da GenAI, mostrando que esta é uma iniciativa em equipe ao abordar esses projetos, e não apenas uma experiência que vai dos líderes aos subordinados."

CEOs devem abordar a Inteligência Artificial, incluindo a GenAI:

Os CEOs não são desencorajados por perspectivas negativas em relação à Inteligência Artificial, pois 87% concordam que os benefícios da IA para seus negócios superam os riscos. Outros 90% dos CEOs concordaram que a ideia de que a Inteligência Artificial é uma ameaça existencial para a humanidade é exagero e alarme infundado.

No entanto, os CEOs não estão abordando a Inteligência Artificial com um ponto de vista totalmente positivo. A pesquisa mostra que 56% disseram que desinformação, Fake News e Deep Fakes criarão problemas operacionais. 29% estimam um fornecimento restrito de eletricidade e 53% enxergam problemas gerais na cadeia de suprimentos como obstáculos, em grande parte devido à GenAI e à demanda que a própria tecnologia cria.

"Os CEOs devem tolerar projetos de GenAI de baixo custo," diz Scheibenreif. "Mas devem evitar a tentação de tentar controlar o uso da GenAI de forma centralizada. A excitação e a energia serão quase impossíveis de se lidar."

"Os CEOs devem deixar o ciclo de hype trabalhar a seu favor. O vale da desilusão na GenAI chegará em breve – provavelmente antes do final de 2024. Portanto, devem permitir que o grupo se autorregule e reprimir apenas os experimentos que acreditam que são perigosos para a reputação de suas empresas."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.