A Caixa Econômica Federal e o Superior Tribunal Federal (STF) assinaram nessa quarta-feira, 28/6, convênio para a emissão de até 1.000 certificados digitais aos magistrados e servidores do tribunal. O contrato, que terá duração de dois anos, foi assinado eletronicamente pelas presidentes da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, e do STF, ministra Ellen Gracie, em Brasília.
Com a assinatura desse convênio, que visa contribuir para a modernização do Judiciário, a expectativa é tornar mais ágil a tramitação de processos com a redução do volume de documentos em papel.
Autoridade Certificadora vinculada ao padrão da Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), a Caixa é a primeira instituição financeira a oferecer certificação digital a clientes e parceiros. O convênio com o STF, que abrange emissão e manutenção dos certificados, se soma a outros já firmados com órgãos da justiça em todo o país, como os Tribunais Regionais de Justiça Federal (TRF) e da Justiça do Trabalho (TRT), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal Superior do Trabalho (TST), entre outros.
A Caixa já emitiu mais de 15 mil certificados digitais e a expectativa é superar a marca de 90 mil certificações até 2007 só no âmbito do poder judiciário.