Depois de ver fracassar sua tentativa de adquirir a Portugal Telecom, a Sonaecom decidiu partir para o ataque na concorrência com a operadora rival no mercado português. E a estratégia para isso tem sido a compra de outras empresas do setor de maneira a reforçar sua atuação. A última iniciativa nesse sentido foi a aquisição das operações da Tele2, por 16 milhões de euros.
O administrador executivo da Sonaecom, Luis Reis, disse ao português Jornal de Notícias que a "compra da operadora Oni, da Cabovisão [empresa de TV a cabo] e da Tele2 mostra que a companhia é claramente a grande concorrente da Portugal Telecom em Portugal".
Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonaecom informa que, na seqüência do comunicado divulgado no dia 19 de junho, "concluiu com êxito as negociações que vinha mantendo com a Tele2 Europe, tendo celebrado um contrato de aquisição da totalidade do capital social da Telemilénio ? Telecomunicações, Sociedade Unipessoal, sociedade que opera no mercado português das comunicações eletrônicas fixas com a marca Tele2, pelo preço de 16 milhões de euros?.
Em entrevista coletiva à imprensa, Reis explicou que a aquisição custou 16 milhões de euros mais 1,5 milhão para comprar serviços. A Sonaecom comprou também o direito a usar a marca Tele2 em Portugal.
A Tele2 tem 310 mil clientes na voz fixa e 12 mil na banda larga em Portugal e faturou 50 milhões de euros no ano passado.