O YouTube, adquirido pelo Google por US$ 1,65 bilhão em novembro do ano passado, registrou uma alta em sua audiência que o coloca à frente dos seus 64 maiores concorrentes somados no mercado dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa realizada pela Hitwise, empresa que mede audiência de internet. De acordo com o levantamento, o número de internautas que visitou o site de compartilhamento de vídeos subiu 70%, contra apenas 8% dos demais 64 sites concorrentes.
"Em maio, a participação de mercado do YouTube era 50% maior do que a desses 64 sites somados", disse LeeAnn Prescott, diretora de pesquisa da Hitwise, em relatório da empresa com o resultado da pesquisa. A participação do site no mercado americano de vídeos online foi de 60,2% em maio, enquanto o rival mais próximo, o MySpace, tinha 16,08% do mercado, de acordo com a pesquisa sobre hábitos de navegação da Hitwise.
O Google Video, por usa vez, atraiu 7,81% das visitas no período, e o Yahoo ficou com 2,77%. O MSN, da Microsoft, detinha 2,09% do mercado, de acordo com o estudo. O Metacafe, um site recém-criado, foi o oitavo mais visitado entre os serviços de vídeo online americanos, com 0,7%, ao passo que a America Online teve 0,94% e a Veoh, 0,86%, segundo a Hitwise.
A Viacom abriu processo por violação de direitos autorais contra o YouTube, em março, solicitando o pagamento de US$ 1 bilhão em indenização e exigindo que o site removesse milhares de vídeos contendo trechos de seus populares programas, tais como The Daily Show with John Stewart, The Colbert Report e South Park.