Foxconn entrega controle de alojamento de funcionários a empresas

0

Em mais uma medida para tentar reverter a crise que atravessa em razão dos suicídios de empregados ocorridos em sua fábrica de Shenzen, na China, a Foxconn, fabricante de equipamentos eletrônicos em regime de terceirização, concordou em ceder o controle dos dormitórios de seus funcionários a duas companhias locais de controle de propriedades comerciais.
Segundo informações do The Wall Street Journal, a Shenzen CPM Property Management e a Kayuan Property Management serão responsáveis pela segurança, alimentação, transporte e toda a infraestrutura dos 153 alojamentos localizados nos arredores da cidade.
No mês passado, 11 funcionários da unidade de Shenzen da Foxconn se suicidaram e chamaram a atenção da indústria mundial de eletrônicos de consumo. HP, Apple, Sony e Dell, clientes da companhia chinesa, anunciaram uma investigação para verificar as condições de trabalho, salários e cargas horárias dos empregados da unidade. A Foxconn havia declarado que a sobrecarga de trabalho acontecia por causa do elevado número de encomendas e os prazos reduzidos estabelecidos pelas multinacionais. Este mês, a Foxconn anunciou aumentos salariais que chegaram a 100%, como forma de tentar conter a onda de suicídios.
A entrega do controle dos alojamentos, segundo o jornal americano, é mais uma tentativa da empresa de se livrar das investigações dos clientes. De acordo com o vice-presidente executivo da Foxconn, Terry Cheng, a medida foi tomada para "prover as necessidades básicas de vida aos nossos empregados, que já eram suficientes, mas isso parece não atender às necessidades dos jovens trabalhadores recém-chegados".
Cheng declarou que os novos trabalhadores exigem condições "para viver na cidade em que trabalham e fazer parte da comunidade local". Em sua visão, para que isso aconteça, governo, empresas e a própria comunidade precisam trabalhar juntas para que os mecanismos de suporte e a estrutura das cidades possam atender os novos empregados que lá chegam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.