Em maio, o navegador Opera Mini, que domina o mercado de browsers para celular, registrou 61,4 milhões de usuários, 4,2% a mais que no mês anterior e 142% maior que o número de usuários únicos no mesmo período de 2009. Os servidores do Opera Mini comprimiram mais de 28,3 bilhões de páginas de internet no último mês, 193,8% a mais que em maio de 2009, o que gerou mais de 433 milhões de MB de dados trafegados nas redes das operadoras em todo o mundo. De acordo com estimativas da Opera, considerando compressão de até 90% das páginas de internet, o volume de dados acessados em maio ultrapassou 4 petabytes.
No topo do ranking de usuários do Opera Mini está a Indonésia, com média de 676 page views e 6 MB de dados transferidos por usuário; seguida por Rússia (477 page views e 9 MB), Índia (390 page views e 8 MB), China (224 page views e 3 MB), Nigéria (409 page views e 6 MB), Ucrânia (665 page views e 12 MB), África do Sul (387 page views e 5 MB), Estados Unidos (233 page views e 6 MB), Vietnã (196 page views e 6 MB) e Reino Unido (280 page views e 6 MB).
O levantamento mensal da Opera aponta ainda que o horário de pico de acesso à internet móvel independe de fatores econômicos, culturais ou de localização, concentrando-se no período noturno, das 20h00 à meia-noite. Ressalva feita apenas à China e ao Reino Unido, cujos usuários tendem a acessar à internet durante o dia e à noite na mesma medida.
América Latina
O "State of the Mobile Web Report" divulgou também dados referentes ao uso do Opera Mini na América Latina. O Brasil lidera no uso do browser na região com 153 page views e 4 MB por usuário; seguido por México (151 page views e 4 MB), Argentina (251 page views e 5 MB), Venezuela (245 page views e 4 MB), Chile (266 page views e 5 MB), Colômbia (154 page views e 3 MB), Peru (222 page views e 4 MB), Costa Rica (426 page views e 12 MB), Equador (285 page views e 5 MB) e Honduras (213 page views e 5 MB).
Em maio, o número page views nos dez países de maior número de usuários do Opera Mini na região teve crescimento anual de 214%, o número de usuários únicos aumentou 195% e o volume de dados trafegados subiu 234%.
De modo geral, os sites mais acessados na América Latina são Google, Facebook, Live (Microsoft) e YouTube. A maior audiência regional é o Google, listado como o site mais acessado em todos os dez países, seguido pelo Facebook, o Segundo no ranking em 8 dos 10 países.
No Brasil, em específico, o segundo lugar em número de acessos é o Orkut, rede social da Google; e o Facebook sequer aparece na lista dos dez mais. No ranking brasileiro, a Globo.com aparece em terceiro lugar entre os mais acessados pelo Opera Mini, seguido na ordem pelo YouTube, Live, Terra, My.Opera.com, UOL, Twitter e 4Shared.
Ainda de acordo com o relatório, handsets Nokia e Sony Ericsson são os preferidos dos usuários do Opera Mini na América Latina, mas os acessos realizados por iPhones já começam a impactar a estatísticas e o aparelho da Apple já aparece entre os cinco dos aparelhos mais usados em pelo menos 9 dos 10 países com mais clients do Opera Mini instalados. Vale lembrar que o aplicativo para iPhone foi disponibilizado na App Store apenas em abril desde ano.
No Brasil, iPhone é o segundo handset mais utilizado, atrás apenas do Sony Ericsson W800. Os demais aparelhos na lista brasileira são todos Nokia.
- Serviços móveis