As empresas que partem para a estratégia de outsourcing de TI conseguem aumentar em 4,3 pontos percentuais a receita no prazo de dois anos em relação aos concorrentes diretos que mantêm internamente o gereciamento da infraestrutura de TI, segundo estudo realizado pela área de consultoria da IBM.
O relatório revela que as organizações que investem na terceirização das soluções de TI além de reduzirem os custos administrativos e com vendas, obtêm melhor desempenho em três métricas-chave financeiras: receita pré-impostos (EBT), receita operacional e retorno sobre ativos (ROA).
Para o levantamento, foram ouvidas 244 empresas de diferentes países que iniciaram projetos de terceirização em larga escala entre 2001 e 2006. O estudo constatou que, no primeiro ano de contrato, as companhias registraram maior redução de despesas administrativas e com vendas, com índice equivalente a 2,9 pontos percentuais inferior ao de seus concorrentes que não contrataram o serviço.
Ainda de acordo com a pesquisa, em dois anos, as empresas apresentaram um aumento consistente de 3,2% na receita operacional em relação à concorrência. Já o retorno sobre ativos teve desempenho 0,13% superior.
O estudo avaliou também que as empresas que investiram no modelo de outsourcing reduziram custos administrativos e com vendas em 3,5 pontos percentuais no primeiro ano de contrato em relação ao período em que gerenciavam a infraestrutura de TI. Já no segundo, elas aumentaram em 4,5% a receita anual.
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