Número de lares com PCs sem acesso a web se mantém estável

0

Apesar de o acesso a internet vir crescendo de forma mais acelerada que o número de computadores no Brasil, a diferença entre o número de residências com internet e aquelas que têm PCs, mas sem conexão à web, se manteve estável em oito pontos percentuais no ano passado, conforme revela a sexta Pesquisa TIC Domicílios, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta terça-feira, 28.
O levantamento mostra que embora 35% dos lares brasileiros tenham um PC, somente 27% estão conectados à internet. Essa diferença de oito pontos percentuais é a mesma registrada na pesquisa de 2009, que apontou que 32% das residências tinham PCs e 24%, internet. A comparação entre os dois levantamentos mostra que houve também aumento de 9% no número de domicílios que possuem PCs e de 13% naqueles que têm acesso à internet.
Quando analisada somente a área urbana, a pesquisa de 2010 mostra que 39% dos lares têm PCs e 31%, conexão à internet, índices que eram de 36% e 27% no levantamento anterior, um aumento de 8% e 15%, respectivamente. Outro dado interessante é que, em 2010, 8% dos domicílios brasileiros tinha um PC portátil, contra 5% em 2009.
No que diz respeito aos usuários de PCs e internet no Brasil – considerando tanto as áreas urbanas quanto rurais –, a TIC Domicílios revela que 44% dos brasileiros utilizaram computador nos últimos três meses de 2010 e 41%, a internet, um ligeiro crescimento em relação a pesquisa de 2009, quando os índices foram de 43% e 39%, respectivamente.
O custo elevado é apontado pela maioria dos entrevistados (74%) como o principal fator para a inexistência de um computador no domicílio. O mesmo motivo é citado por 49% deles como barreira para a não contratação de serviços de internet. Na área rural, o maior empecilho para a falta de acesso à internet, apontado por 63% das pessoas, é a não disponibilidade do serviço.
Para a pesquisa, o CGI.br ouviu 24,6 mil pessoas entre agosto e setembro do ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.