O mercado de software social corporativo deve movimentar US$ 4,5 bilhões daqui a quatro anos, crescimento muito superior ao total registrado no ano passado, quando totalizaou US$ 800 milhões. De acordo com a IDC, a taxa de crescimento anual será de 42,4%. O segmento de software social corporativo, inclui ferramentas para criação de comunidades, fóruns, wikis e blogs.
“Para as soluções de software social é crítico manter o ritmo de inovação e seguir as demandas emergentes do negócio”, afirma o vice-presidente do grupo de soluções em software da IDC, Michael Fauscette. “Esperamos que a adoção continue crescendo e que as soluções sociais rapidamente envolvam áreas críticas de negócio. Os fornecedores de software devem seguir essa tendência e os usuários, se anteciparem a ela”, analisa.
Segundo a consultoria, o aumento será maior nas Américas, com uma participao de mercado desproporcional no faturamento total nos primeiros anos. As regiões da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e a Ásia-Pacífico devem esperar mudanças nesse cenário apenas no longo prazo. “As companhias cada vez mais querem integrar e até incorporar software social em diversas aplicações empresariais, então é essencial para os fornecedores desenvolverem APIs [interfaces de programação de aplicativos] e outros mecanismos similares”, conclui Fauscette.