O Google investiu US$ 22 milhões na KaiOS Technologies, que, segundo a empresa, permitirá "acelerar o desenvolvimento e a implantação global" de seu sistema operacional projetado para "telefones com recursos inteligentes".
Apesar de afirmar que sua plataforma não é Firefox OS, o KaiOS é baseado no projeto Mozilla original, com parte da sua equipe trabalhando em sua engenharia e experiência do usuário.
Além do investimento, o Google e a KaiOS Technologies trabalharão para disponibilizar o Google Assistente, Maps, YouTube e a Pesquisa para os usuários do KaiOS.
"Ter um assistente de voz inteligente em um telefone celular acessível é verdadeiramente revolucionário, pois ajuda a superar algumas das limitações que um teclado traz", disse Sebastien Codeville, CEO da KaiOS Technologies.
KaiOS é a plataforma usada pelo operador indiano Reliance Jio em seus JioPhones. A empresa disse que também trabalha com a TCL Communications (Alcatel, Blackberry), Doro, HMD Global e Micromax, juntamente com as operadoras Sprint, AT & T e T-Mobile US.
A plataforma também é usada no celular Nokia 8110, anunciado pela HMD Global em março desse ano no Mobile World Congress – Barcelona.