O CEO da Telefônica, Jose Maria Alverez-Pallete, pediu nesta segunda-feira,28, na abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, a revisão completa das regulamentações que impactam o setor de telecomunicações da Europa para evitar que a região fique ainda mais atrás dos líderes digitais.
Abrindo o programa de apresentação, Alverez-Pallete enfatizou a necessidade de ação urgente para criar um setor sustentável na Europa para ajudar o continente a "acompanhar a oportunidade" gerada por uma adoção acelerada de serviços digitais durante a pandemia.
Descrevendo a estrutura regulatória atual como "totalmente desatualizada", ele observou que as regras projetadas para o mundo analógico precisavam de uma revisão completa, incluindo aquelas relacionadas à concorrência.
Alverez-Pallete acrescentou as autoridades necessárias para ajudar a "impulsionar o investimento", destacando os benefícios mais amplos da tecnologia digital, incluindo inclusão, tecnologias inteligentes, ação climática e o uso de IA.
No entanto, ele ressaltou que há também a necessidade de um "novo acordo digital", pois as pessoas têm o direito de ter seus dados protegidos e de saber quem está usando essas informações.
Isso, ele insistiu, deve ir "além dos direitos digitais", acrescentando "precisamos defender os nossos valores fundamentais e a Europa é o centro dos valores humanistas".
El concluiu que a revolução digital foi uma "oportunidade única na vida de reimaginar o futuro".