A Avantia celebra o fechamento de contrato com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf para fornecer hardware e softwares de última geração com a finalidade de implantar um sistema de videomonitoramento voltado para dar suporte à operação das subestações da empresa, além de segurança física e patrimonial.
O sistema de monitoramento terá todos os recursos disponibilizados para os quatro Centros Regionais de Operação do Sistema Eletroenergético da Chesf, em Recife, Fortaleza, Paulo Afonso e Salvador e, para mais um Centro de Supervisão de Imagens e Eventos, localizado em Paulo Afonso. A implantação do sistema já foi iniciada e em três anos estará implantado em todas as instalações.
O sistema que irá monitorar as subestações contará com tecnologia de ponta que faz uma análise inteligente das imagens capturadas, o que permite maior controle e supervisão na operação das instalações, auxiliando, também, no controle de entrada de pessoas não autorizadas, aproximação de veículos não autorizados, monitoramento dos equipamentos, auxiliando no atendimento de emergências, colaborando com a segurança patrimonial e a operação da Companhia, contribuindo para a melhoria de performance e capacidade dos serviços.
"A expectativa da Avantia com o projeto é oferecer incremento na auditoria e eficiência da operação da Chesf, assim como provocar redução significativa em eventos ofensores ao patrimônio público. Isso com emprego de tecnologia inovadora de radar e o uso de inteligência artificial (analíticos de imagens), os quais serão capazes de identificar eventos fora do padrão, gerando alarmes automáticos e em tempo real para o operador, utilizando software e câmeras de altíssima qualidade", declara Bruno Carvalho, diretor comercial Norte e Nordeste da Avantia.
O projeto é grandioso e deve movimentar a economia local e contribuir para a geração de renda, tendo em vista a necessidade de contratação de profissionais especialistas na área.