O maior evento ecossistema móvel do mundo, o Mobile World Congress – MWC Barcelona, ??começou nesta segunda-feira, 28, realizado de modo físico e virtual – o primeiro de seu tipo desde Covid-19, reunindo 35.000 participantes presenciais e milhares de outros em todo o mundo.
No discurso de abertura, Mats Granryd, diretor geral da GSMA, disse que "estamos entusiasmados por estar de volta aos negócios, de volta a Barcelona e juntos novamente. O tema deste ano, Impacto Conectado, coloca o poder na frente e no centro da tecnologia móvel para afetar mudanças significativas".
O Relatório de Economia Móvel Global de 2021 divulgado no evento reafirma o crescimento do 5G, com todas as regiões do mundo agora hospedando uma rede 5G comercial. Desde a última reunião do setor em Barcelona, em fevereiro de 2019, o número de redes 5G aumentou de três na Coreia do Sul para 165 redes em mais de 65 países em todo o mundo.
O relatório destaca o papel crucial que a tecnologia móvel terá à medida que os governos buscam revigorar suas economias e construir uma sociedade melhor e mais inclusiva. Ele descreve uma série de recomendações de políticas para moldar a economia digital pós-pandemia, desde fundos de estímulo direto e políticas de equilíbrio para dados pessoais até a remoção de barreiras para implantação de rede.
Outras descobertas importantes incluem:
No final de 2025, o 5G será responsável por pouco mais de um quinto do total das conexões móveis, e mais de duas em cada cinco pessoas ao redor do mundo viverão ao alcance de uma rede 5G.
Em 2021, as redes 5G foram lançadas pela primeira vez na Indonésia, Quênia e, apenas neste mês, no Tadjiquistão.
Embora 4G tenha margem significativa para crescimento; globalmente, espera-se que o 4G alcance um pico de pouco menos de 60% até 2023, conforme o 5G começa a ganhar força em novos mercados. Nos principais mercados 5G, como China, Coreia do Sul e Estados Unidos, o 4G atingiu o pico e, em alguns casos, começou a cair.
O lançamento do Relatório de economia móvel global coincide com o retorno ansiosamente antecipado do Programa Ministerial GSMA. O programa conta com a participação de 133 delegações representando 106 países e 27 organizações internacionais nas discussões deste ano. Mais de 650 formuladores de políticas seniores, reguladores, líderes do setor e funcionários do governo estão se reunindo para discutir e aprender como a conectividade digital está agindo a serviço das pessoas enquanto impulsiona as economias do futuro.
Rede blockchain para roaming no atacado
Outro passo significativo para a indústria móvel hoje é anunciar a disponibilidade comercial "GSMA eBusiness Network", uma nova rede blockchain de permissão privada para toda a indústria.
O primeiro conjunto de aplicativos GSMA hospedado na rede visa transformar o processo de liquidação e compensação de roaming no atacado.
A mudança segue uma pesquisa colaborativa entre a GSMA e seis grupos de operadoras móveis globais. Eles foram os membros fundadores da iniciativa Blockchain for Wholesale Roaming (BWR) convocada pela GSMA. Juntamente com a GSMA, as seis operadoras – Deutsche Telekom Global Carrier, CK Hutchison, Orange, Telefónica, Verizon e Vodafone – consolidaram vários testes de prova de conceito bem-sucedidos usando a tecnologia blockchain em um produto mínimo viável (MVP). O esforço entregou com sucesso uma solução de blockchain de código aberto que automatiza as operações do processo de liquidação de roaming no atacado.
Enfrentando os desafios mais urgentes da Sociedade
Reconhecendo o papel crítico que as startups desempenham no cumprimento do potencial da tecnologia móvel, o 4YFN também está em andamento. Pela primeira vez, será colocado no coração do MWC Barcelona na Fira Gran Via. A novidade deste ano é o 4YFN Investor Program, que dará às 400 startups internacionais participantes a oportunidade de atrair a atenção dos principais fundos, VCs e CVCs. Além disso, o 4YFN Impact Awards inaugural destacará startups de todo o mundo que estão fazendo uma contribuição positiva para o planeta.