Mercado de TI cresceu 23% em 2021, revela estudo

0
O mercado de TI cresceu 23% em 2021, segundo uma nova pesquisa da Sky.One feita em parceria com a Advance. A porcentagem é ainda maior do que o crescimento alcançado pelo setor em 2020, que foi de 10,4%. A pesquisa aponta que os motivos pelos quais o mercado cresceu em 2021 estão relacionados aos investimentos em trabalho remoto realizados ainda em 2020.  

A expectativa para 2022 e 2023 também é positiva, com alta de 22% ainda este ano – só o primeiro trimestre deve crescer 21% – e outros 22% para o próximo ano. O estudo ouviu 1,5 mil empresas de TI e trouxe a percepção de seus empresários de TI para estabelecer algoritmos de tendências e previsões. 

Dos 10,4% de crescimento em 2020, 4,7% representa o mercado de hardware, 7,7% de software, 9,4% de serviços, 28,9% de IaaS (infraestrutura como serviço), 21% de Paas (Plataforma como Serviço) e 18,2% de SaaS (Software como Serviço). Já em 2021, a alta de 23% resultou em 15,2% em hardware, 18,8% de software, 21,6% de serviços, 34,5 % de IaaS, 22% de Paas e 31,5% de SaaS.

Outro tópico importante a ser refletido com a pesquisa é que a venda de hardware vem reduzindo, em contraponto ao crescimento de IaaS. Além disso, a venda de software tradicional vem diminuindo, enquanto SaaS apresenta crescimento. Conforme destaca o executivo, a expansão expressiva de IaaS representa excelentes expectativas de vendas de SaaS e Serviços em 2022 e 2023. 

A pesquisa aponta que, antes da pandemia, as empresas menores de TI, ou seja, com faturamento inferior a R$16 milhões, cresciam acima da média de mercado. No entanto, em 2020, este cenário mudou, uma vez que as empresas maiores (faturamento acima de R$ 100 milhões/ano) já tinham experiência, processos e ferramentas para suportar suas operações em trabalho remoto, diferente da situação das menores. Mesmo em 2021, o desempenho das empresas maiores seguiu bem melhor comparado às menores. 

Outros fatores que contribuíram para esta ocorrência, que incluem: maior poder de contratação de profissionais das empresas de grande porte, maior investimento em marketing para encontrar novos clientes, maior investimento em vendas, com novas estruturas e profissionais treinados com as técnicas de vendas digitais. 

Perfil das empresas

Participaram do estudo 1,5 mil empresas, tendo como atividade principal 40% software, 35% serviços, 21% revenda e 4% distribuidor. Além disso, as organizações participantes têm como oferta principal Serviços de Consultoria ou Treinamento (35%), Software em Nuvem (26%), Software Tradicional ou On-Premises (14%), Equipamentos de Hardware, Rede ou Telecom (12%) e Plataforma como serviço (5%). 

Outro ponto de destaque é o faturamento destas empresas. Em 2020, grande parte somou de 16 a 90,9 milhões (30%), de 2,5 a 9,9 milhões (23%), de 1,1 a 2,4 milhões (16%), de 10 a 15,9 milhões (12%), até 1 milhão (11%) e acima de 100 milhões (7%). 

Outro dado mencionado pelo levantamento é que a maioria das organizações conta com 10 a 19 (21%) colaboradores, de 20 a 49 (20%), de 100 a 249 (19%), de 50 a 99 (17%), de 5 a 9 (8%), até 4 (7%), acima de 500 (5%) e de 250 a 499 (3%). É importante ressaltar ainda que 91% dos entrevistados são C-Level, 76% CEOs, 15% Diretores, 6% Gerentes e 3% Profissionais de Vendas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.