AeC abre portas para a inclusão LGBTQIA+ no mercado de trabalho

0

O primeiro lugar que Caio Vinícius Dantas, de 27 anos, se assumiu como homem trans foi no emprego. A forma como ele foi recebido pela equipe e a oportunidade de ser reconhecido em um crachá como Caio, ainda que o seu nome não estivesse retificado oficialmente, fez com que ele se sentisse acolhido pela AeC – a maior empresa brasileira no setor de atendimento ao cliente. "Eu fui o primeiro atendente a pedir um crachá social na minha unidade e assumir a transexualidade. Eu me sinto muito bem na AeC", conta Caio, hoje instrutor de pessoas da AeC, em Juazeiro do Norte.

Mas, a história do rapaz não corresponde ao cenário de grande parte das empresas do Brasil. Segundo o levantamento Demitindo Preconceitos, em 14 estados do país, 38% das organizações mostram restrições para a contratação de homossexuais. Outro número revela sobre a invisibilidade LGBTQIA+ no ambiente corporativo, 61% dos profissionais disseram esconder de colegas e gestores a sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. Os dados são da pesquisa do Center Talent for Innovation, de 2022.

Na contramão do mercado, a AeC se orgulha de formar um time com mais de 45 mil colaboradores com todas as identidades de gênero, orientações sexuais e de todos os cantos do país. Para dar voz e visibilidade a esse tema, a empresa toca o projeto DiversificAeC, desde 2017. A companhia criou um Comitê de Diversidade e Inclusão com uma equipe multidisciplinar entre eles: analistas, gerentes, executivos e diretores, que elaboram novos projetos para todas as unidades. Além disso, é associada à TRANSempregos, uma plataforma especializada em abrir espaço profissional ao público trans.

A ideia do comitê é celebrar essa pluralidade para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo com a promoção de workshops com debates sobre questões ligadas ao universo LGBTQIA+, empoderamento feminino, rodas de conversa sobre desigualdade racial, uso de crachá social entre outras ações. O respeito a outras pessoas e a liberdade de ser quem você realmente são essenciais neste processo.

José Diego, que trabalha na AeC em Mossoró, de 32 anos, teve o seu sonho realizado pela empresa. Em 2022, ele participou do projeto AeC Sonha com Você, que seleciona e realiza desejos dos colaboradores todos os anos. Assim, ele ganhou uma penteadeira com um kit de maquiagem completo, que serve de apoio tanto para atuar como maquiador para se transformar na Vicky Mills, travesti e performer há mais de seis anos, com a qual faz apresentações em diversos eventos.

"Aprendi o que sei hoje com tutoriais na internet e hoje uso a plataforma também para mostrar o meu trabalho. Ganhar esse presente foi incrível! Uma oportunidade de me aprimorar no meu trabalho e uma forma de atender minhas clientes em casa. Foi emocionante ganhar esse carinho," diz José Diego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.