A B3 anunciou que está desenvolvendo, em parceria com a Microsoft, uma ferramenta de inteligência artificial generativa para ajudar o investidor com conteúdos focados em educação financeira. Em fase final de testes, a plataforma estará disponível para o público em geral no Hub de Educação Financeira da B3 em agosto.
A plataforma de AI da B3 vai falar sobre finanças pessoais e investimentos de um jeito customizado e fácil de entender. Ele vai usar como fonte das respostas, informações da própria B3, da CVM e de outros parceiros também engajados na agenda de educação financeira no país, que já são parceiros hoje no Hub de Educação. Isso permite que o usuário saiba de onde veio a informação apresentada, além de ter o selo de credibilidade do provedor do conteúdo.
"Temos na B3 um compromisso assumido com toda a sociedade de oferecer informações de qualidade sobre educação financeira e o funcionamento do mercado. O investidor é cada vez mais impactado por diferentes canais e entendemos que precisamos estar conectados com todas as soluções que alcançam o maior número de brasileiros. O objetivo é capacitar o investidor para que ele esteja bem informado para tomar decisões em relação ao seu planejamento financeiro e patrimônio desde os primeiros passos na jornada dos investimentos", afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3.
Neste primeiro momento, a ferramenta trará um conteúdo focado nas necessidades de um investidor iniciante interessado no mercado de ações. Especialistas, professores e influenciadores digitais de educação financeira também participam da iniciativa "treinando" e ferramenta com conteúdos confiáveis.
Pessoa Física na B3
Essa é mais uma iniciativa da B3 para estimular que mais pessoas físicas comecem a investir. Só em 2022, foram lançados o MUB3, o museu da bolsa do Brasil, o Bora Investir, site de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos para investidores em diferentes níveis de conhecimento, a nova área do investidor, com consolidador de posições, rendimentos e integração com fintechs e instituições financeiras e o TikTok da B3, canal focado em microlearning de educação financeira. Além disso, nosso Hub de Educação possui mais de 90 cursos e 500 conteúdos gratuitos, tendo superado 2,5 milhões de acessos desde sua criação.
"O mercado tem feito um grande esforço nos últimos anos para tornar mais simples e fluída a experiência do investidor. Vimos como as inteligências artificiais ganharam relevância também no mundo dos investimentos e, por isso, decidimos trabalhar em uma ferramenta que pudesse auxiliar o investidor na personalização da sua jornada", explica Rodrigo Nardoni, Vice-Presidente de Tecnologia da B3.