RPA: como o uso de robôs pode otimizar processos

0

Dentro das organizações, muitos trabalhos operacionais e processuais precisam ser executados no dia a dia. São atividades por vezes maçantes, mas de caráter fundamental para a execução da cadeia do trabalho. Para que esses processos sejam feitos de maneira eficiente e sem necessitar de mão de obra excessiva, as empresas necessitam utilizar ferramentas como o RPA.

Robotic Process Automation, ou RPA, é uma tecnologia de software fácil de usar, que facilita a construção, implantação e gerenciamento de robôs que emulam ações humanas interagindo com sistemas e softwares digitais. As plataformas de RPA servem para democratizar a adoção da tecnologia de forma que pessoas que não sejam especialistas em desenvolvimento e programação possam experimentar os potenciais ganhos da automação.

Com o RPA, são criados os "bots", que podem aprender, imitar e executar processos de negócios baseados em regras e contam com o mesmo conjunto de habilidades digitais que os humanos, indo um pouco além. Pense nos robôs como uma força de trabalho digital que pode interagir com qualquer sistema ou aplicativo.

O que o RPA pode fazer para as empresas?

Os bots são capazes de copiar e colar, extrair dados, inserir dados, fazer cálculos, abrir e mover arquivos, analisar e-mails e documentos, fazer login e navegação em programas, conectar-se a APIs e extrair dados estruturados e não estruturados. E como os robôs podem se adaptar a qualquer interface ou fluxo de trabalho, não há necessidade de alterar sistemas legados, aplicativos ou processos existentes.

Os bots podem ser programados, duplicados, personalizados e compartilhados para executar processos de negócios em toda a organização. Entre os principais pontos do que o RPA pode fazer estão:

Velocidade e Precisão: As tarefas são feitas da mesma maneira todas as vezes;

Melhorar a Satisfação dos Colaboradores: os funcionários se concentram em tarefas humanas, não em tarefas operacionais, liberando a sensibilidade humana para atividades mais analíticas;

Aumentar a Produtividade: faça mais com a mesma equipe;

Garantir Escalabilidade e Flexibilidade: escale rapidamente para acomodar volumes inesperados;

Aprimorar a Experiência do Cliente: tempos de retorno mais rápidos e consequentemente um cliente mais bem atendido e cuidado;

 

Por que devo implementar o RPA?

A empresa que não aderir ao uso de automações ficará para trás. As vantagens de deixar que um robô tome conta de todo o processo operacional de um serviço são inúmeras. Com tantas possibilidades de uso dentro de uma organização, esse sistema ajuda a alavancar a operação ao otimizar toda a cadeia de processos.

Além disso, o RPA oferece benefícios comerciais mensuráveis desde o início – como redução de custos, maior precisão, velocidade de entrega – e continua a agregar valor à medida que ganha impulso e se espalha por toda a organização. Entre outros pontos de vantagens, encontra-se:

  • Maior Precisão nos processos
  • Integrações com Inteligência Artificial
  • Melhores Resultados
  • Economia de Custos
  • Maior retorno sobre o investimento – ROI
  • Integração de plataformas
  • Monitoramento e compreensão geral dos processos
  • Auditoria
  • Segurança e Controle

O RPA é uma forma eficiente de alcançar a transformação digital, não apenas por possibilitar uma maneira acessível para os processos de negócios serem mais "digitais", mas também por mudar a experiência de trabalho humano e preparar o cenário para aumento e transformação de negócios mais complexos e inteligentes. E a sua empresa, está investindo em robôs para otimizar os processos?

Octávio Fernandes, CEO da Abai Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.