Uma engrenagem chamada tecnologia

0

"Você pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas são necessárias pessoas para fazer do sonho uma realidade". Essa famosa frase de Walt Disney retrata algo direto e claro: ninguém faz nada sozinho.

Se o ditado faz todo sentido em situações pessoais, faz, também, no ambiente de inovação. A semana pulsante que a capital do Paraná recebeu há poucos dias – foram 120 eventos entre os dias 14 e 23 de junho dentro da Connect Week – conectou gerações, ideias, mas também o futuro. Cada vez mais "on", o mundo atravessa um ambiente de descobertas e de possibilidades impulsionado pela Inteligência Artificial (IA) e outras soluções disruptivas. São soluções capazes de trazer autonomia às indústrias, gerar riqueza e resultados para quem busca diagnóstico rápido em uma fila de espera.

Acima de tudo, os eventos que acabamos de vivenciar na Cidade mais Inteligente do Mundo – não sou eu quem digo, é o World Smart City Awards – mostram o impacto de uma engrenagem de parcerias em prol do setor. Nesse contexto, as entidades de classe são essenciais, se não protagonistas. A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), por exemplo, iniciou um trabalho de formiguinha há 40 anos, em uma época marcada talvez apenas pela popularização da Internet e da comunicação móvel. A entidade atravessou gerações.

Eventos integrados, como o Connect Week, Conecta PR, Link, CWB Summit, Summit Iguassu Valley e muitos outros, não apenas revelaram conteúdos, mas também reforçaram algo que a Assespro já defendia no passado: tecnologia é negócio, gera riqueza, oferece emprego e cria oportunidades. Esses eventos, efervescentes, reuniram startups, investidores, aceleradoras, instituições de fomento, mentores, empresários, líderes de comunidades e estudantes. E, ao reunir todos em um mesmo local, com os mesmos objetivos, aceleramos o processo de geração de novas ideias e de progresso, mudando o eixo histórico da economia de um Estado, quiçá, de uma nação inteira!

O Paraná vem fazendo a lição de casa. Se a Assespro começou tímida no passado, hoje é gigante. Reunindo associados dos mais diversos setores, a entidade concentra esforços para oferecer capacitação, impulsionar melhorias nas vendas e promover intercâmbios que vão além das fronteiras. Essa troca coloca o Estado como referência. Além de Curitiba, outras regiões também são premiadas, fruto do esforço dos empresários e donos de startups que driblam crises e se profissionalizam, encontrando em players como o Sebrae outro importante apoio nessa jornada.

E assim, entendendo que "uma andorinha sozinha não faz verão", o ecossistema de inovação do Paraná reflete hoje o espírito desbravador de quem atravessou uma floresta de enigmas e dúvidas no passado. O futuro, agora, está nas nuvens.

Adriano Krzyuy, vice-presidente da Assespro-PR – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.