Comitê defende padrão de documento aberto para o governo

0

Entre as propostas encaminhadas durante a reunião do Comitê Técnico de Implementação do Software Livre (CISL) do governo federal, ocorrida na última terça-feira (25/7), em Brasília, está a adoção do formato de documento aberto (ODF, na sigla em inglês) pelo governo brasileiro.

O argumento dos defensores da proposta é que a chamada arquitetura e-Ping, que estabelece os padrões de interoperabilidade de governo eletrônico, já recomenda a utilização do ODF. No entanto, como enfatiza o gerente executivo de software livre da Cobra Tecnologia, Ricardo Bimbo, é preciso normatizar o que é recomendado. ?Prazos e normas são realmente necessários", completa o coordenador de informática do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Paulo Oliveira.

Para o professor de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Pedro Rezende, a proposta da adoção do formato ODF é totalmente pertinente. "O padrão aberto é um pré-requisito para que o SL seja realmente livre em toda a sua inteireza", afirma. "Não defendemos o OpenOffice ou o StarOffice, mas padrões livres para o Estado", declara Ricardo Bimbo.

A efetiva utilização da arquitetura e-Ping também foi tratada como prioritária pelo comitê. Os padrões de interoperabilidade, que preconizam a possibilidade de troca de dados e conteúdos oriundos de sistemas de informação diversificados, foram normatizados no ano passado. "No entanto, apesar de normatizada, a e-Ping não é usada, de fato. Acredito que essa utilização efetiva provocará avanços no software livre", avalia o assessor da diretoria do Serpro, Deivi Kuhn.

Com a decisão do grupo, o próximo passo será a elaboração de uma carta de recomendação à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna. O documento recomendará a utilização efetiva da e-Ping, bem como a adoção do ODF como formato padrão para o governo. A próxima reunião do comitê está prevista para o dia 19 de setembro e acontecerá na Regional Brasília do Serpro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.