Com um forte crescimento nas três áreas em que atua ? banda larga, transmissão sem fio e serviços, a Tellabs anunciou um aumento 30% no seu lucro no segundo trimestre de 2006. De acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos nos EUA (US GAAP), a empresa alcançou US$ 54 milhões de lucro (US$ 0,12 por ação), contra US$ 41 milhões (US$ 0,09 por ação) obtidos no mesmo período de 2005.
Pelos critérios não-GAAP, o aumento é ainda maior, totalizando US$ 73 milhões (US$ 0,16 por ação), ou seja, 26% acima dos de US$ 58 milhões (US$ 0,13 por ação) registrados no mesmo período do ano passado. Esses cálculos excluem pagamentos (antes de impostos) no valor de US$ 27 milhões, relativos a itens especiais, entre os quais se incluem US$ 11 milhões em gastos com opções de ação. A reconciliação dos números GAAP e não-GAAP será anunciada posteriormente.
?É o aprimoramento das redes de nossos clientes, para a prestação de serviços de vídeo e banda larga, que fez nosso faturamento ter um crescimento de dois dígitos?, disse Krish A. Prabhu, presidente e CEO da Tellabs.
O faturamento proveniente do segmento de banda larga totalizou US$ 298 milhões, o que representa um aumento de 20% na comparação trimestral anual. Dentro desse segmento, o faturamento com acesso cresceu 32%, atingindo US$ 190 milhões. No que se refere ao acesso gerenciado, porém, o faturamento caiu 10%, de US$ 96 milhões no ano passado para US$ 86 milhões neste ano. Já com transmissão de dados em banda larga faturou mais que o dobro: US$ 22 milhões contra US$ 9 milhões no segundo trimestre de 2005.
O faturamento do segmento de transmissão sem fio, a Tellabs totalizou US$ 202 milhões, 19% acima dos US$ 170 milhões obtidos no mesmo trimestre de 2005. Em serviços, o faturamento foi de US$ 49 milhões, 8% a mais que os US$ 45 milhões no segundo trimestre de 2005.
Depois de anunciar seus planos de recompra de ações, a Tellabs recomprou 2,5 milhões de ações por US$ 37,3 milhões durante o segundo trimestre de 2006.