Nokia inaugura instituto de tecnologia no Brasil

0

A finlandesa Nokia deu mais um passo no desenvolvimento de tecnologia baseada em software livre.

Foi inaugurado em Recife (PE), o terceiro Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) cujo objetivo é pesquisar e desenvolver aplicativos baseados no sistema operacional Linux, de código aberto, que pode ser aperfeiçoado e adaptado por qualquer desenvolvedor.

A utilização deste tipo de software dispensa também o pagamento de royalties. Além do centro pernambucano a empresa mantém duas unidades em Manaus e Brasília, que empregam ao todo cerca de 120 pesquisadores.

?Não precisamos reinventar a roda. Por que não utilizar uma série de componentes que já existem??, diz Jarmo Javempaa, diretor de tecnologia da Nokia. Além disso, ele afirma que o Linux é muito popular na internet, e a Nokia aposta no crescimento de aplicativos baseados neste programa para ampliar seus negócios. ?Estamos entrando em um mercado novo para todo mundo, inclusive para nós mesmos?, completa o finlandês.

A escolha da cidade começou no fim de 2004 quando a Nokia estabeleceu no Porto Digital seu projeto de pesquisa e desenvolvimento em software livre. ?Não tínhamos intenção de nos estabelecermos definitivamente, mas o crescimento do programa fez com que montássemos uma estrutura própria. Aqui também existe um ambiente favorável formado por centros de pesquisa em tecnologia, universidades e etc,? diz Geraldo Feitoza, presidente do INdT.

Ele também lembrou que foi encomendada uma pesquisa a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que apontou Recife como um pólo tecnológico, propício portanto, a abrigar o INdT.

O Instituto mantém parceira com 13 universidades brasileiras, o que permitiu desde 2004 a participação de mais de 300 alunos nas pesquisas em software livre e mobilidade. ?Nosso modelo não é de dar dinheiro a universidades, mas sim de trabalharmos em conjunto?, afirma Feitoza.

Projetos

Um dos projetos em andamento no instituto de Recife consiste no Nokia 770 Internet Tablet, trata-se de um dispositivo móvel de acesso à internet que funciona com alguns softwares proprietários e outros livres, desenvolvidos no Instituto. Um deles é o Tapioca, um aplicativo de VoIP que permite também a comunicação via mensagens instantâneas.

O acesso à internet pode ser feito por uma rede Wi-Fi ou utilizando a rede GPRS de qualquer operadora GSM. O Internet Tablet também tem tecnologia Bluetooth adaptada para funcionar no Linux, chamado BlueZ.

O Nokia 770 ainda não chegou no Brasil, o que deve acontecer até o final do ano. Segundo Marcelo Oliveira, pesquisador do Instituto o dispositivo custa no exterior por volta de US$ 350. ?Esse valor é muito inferior ao preço de um celular top de linha. Essa é a beleza da coisa?, diz ele, referindo-se ao baixo custo de uma tecnologia não proprietária.

O INdT também desenvolve pesquisa na área de confiabilidade mecânica de produtos eletrônicos portáteis, suporte ao desenvolvimento de processo de manufatura e desenvolvimento de aplicações multimídia e de infra-estrutura de rede.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.